X

Santos

Câmara de Santos aprova CEV para fiscalizar Fundação ABC

Organização Social foi contratada para gerir Unidade de Pronto Atendimento Central

Publicado em 07/06/2016 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

UPA Central começou a funcionar neste ano. Comissão Especial de Vereadores irá acompanhar a operação e o contrato firmado entre a OS e a Prefeitura de Santos / Matheus Tagé/DL

A Câmara de Santos aprovou, durante sessão na noite de ontem, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar a operação e o contrato firmado com a Fundação ABC para administrar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central.

A CEV foi proposta pelo vereador Adilson Júnior (PTB).

“Essa comissão foi uma proposta que fiz em novembro do ano passado. Nós temos um serviço novo que é a OS (Organização Social) poder operar esse sistema de saúde. O intuito desta comissão é o Legislativo efetivamente ter um papel nesse novo serviço que é oferecido ao usuário, não só de Santos. O Legislativo não pode prevaricar nesse sentido. É um valor que não é baixo, um serviço que não é barato para os cofres públicos e precisa de um acompanhamento efetivo por parte desta casa”, comentou Júnior.

Na visão do parlamentar, “há muita coisa a se melhorar e muita coisa a se fiscalizar” no que diz relação à Fundação ABC.

Além de Adilson Júnior, integram a comissão Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), Geonísio Aguiar, o Boquinha (PSDB), Igor Martins de Melo (PSB), Murilo Barletta (PR), Marcelo Del Bosco (PPS) e Zequinha Teixeira (PSD).

“Nós recebemos aqui diversas críticas sobre o atendimento na UPA Central. Temos visto a qualidade. Estamos aqui para tentar melhorar esse atendimento. Saúde é uma necessidade de todos e com a vida não há como existir erros, principalmente quando há uma série de inovações técnologicas nesta UPA”, analisou Banha.

Marcelo Del Bosco destacou a importância da criação da CEV e relatou problemas encontrados na UPA.

“Em troca de turno temos um problema muito sério. Tive vários pacientes que relataram demora de sete a nove horas para atendimento. É importante esse acompanhamento”, falou Del Bosco, que também relatou falta de material e a necessidade de se ter um representante da Prefeitura no equipamento para receber as reclamações dos munícipes.

Líder do PSDB na Câmara de Santos, Ademir Pestana elogiou a iniciativa de Adilson Júnior.

“A comissão é bem-vinda. Trata-se de um novo serviço em Santos e de uma nova proposta de Saúde que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa vem colocando desde o primeiro dia de governo. Às vezes, se levantam suspeitas porque é uma OS, mas elas estão sujeitas a fiscalização imediata até do Ministério Público. O debate é salutar. Fiscalizar aquilo que é possível e o que foi contratado para saber se estamos no caminho do desejo do secretário de Saúde e do prefeito Paulo Alexandre”, disse Pestana.

Também se posicionaram a favor os vereadores Cacá Teixeira, Sadao Nakai e Geonísio Aguiar, o Boquinha, ambos do PSDB.

Investigada

A Fundação do ABC é alvo de fiscalização de uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A frente visa passar um pente fino em todos os contratos da fundação e cobrar o retorno do dinheiro público por meio do atendimento à população nas cidades onde a OS presta serviços, como Mauá, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Praia Grande, Franco da Rocha e Caieiras.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter