X

Santos

Baixada Santista deve acatar 'toque de restrição' do Estado

Cidades aprovam medida tomada pelo Governo de João Doria e devem fechar comércios entre 23h e 5h durante as próximas semanas

Da Reportagem

Publicado em 25/02/2021 às 13:15

Atualizado em 25/02/2021 às 14:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

São Vicente foi uma das cidades que já afirmou que atenderá pedido do Estado / Divulgação/PMSV

Algumas das cidades da Baixada Santista já anunciaram que deverão acatar as determinações do Governo do Estado de São Paulo e irão aderir ao 'toque de restrição' anunciado nesta quarta-feira (24) durante coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

As novas regras do Estado entram em vigor a partir desta sexta-feira (26) e valem pelo menos até 14 de março. Segundo as autoridades estaduais, a medida determina a restrição de circulação das 23h às 5h em todo o Estado.

Apesar de ter gerado certa confusão entre o público, Doria utilizou de seu tempo de falar durante a coletiva para apontar que a medida não se trata exatamente de um 'toque de recolher', mas sim de uma ação mais branda e mais distante de um lockdown.

"Dado ao fato de que chegamos ao recorde de internados com Covid-19 no sistema hospitalar de São Paulo, o governo de São Paulo, atendendo expressa recomendação do centro de contingência, decreta restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h em todo o estado", disse o governador João Doria (PSDB).

Dentre alguns exemplos, o tranporte público não será interrompido, mas passará por restrição e um processo de limitação. Em contrapartida, o Governo do Estado afirma que, desta vez, fará uma força-tarefa para ampliar a fiscalização.

Ao menos Mongaguá, São Vicente, Santos e Guarujá já confirmaram que não deverão contrariar as ordens estaduais. A decisão ocorre dois meses após a Baixada Santista ter ignorado diretrizes de João Doria quanto à total restrição de comércios e movimento no litoral paulista durante as festas de fim de ano. Em uma coletiva realizada em janeiro, os secretários estaduais foram enfáticos ao afirmar que a decisão desagradou a administração do Estado e apontaram punições severas em caso de reincidência.

Durante o toque de restrição, serviços essenciais podem abrir sem qualquer impedimento de horários. Entretanto, outros estabelecimentos como bares e restaurantes estão proibidos de quebrar as regras e devem encerrar as atividades antes das 23h e só poderão abrir a partir das 5h.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter