Praia Grande atinge 80 mil vacinados contra a gripe e se aproxima da meta

Campanha segue até o dia 5 de junho

Comentar
Compartilhar
25 MAI 2020Por Da Reportagem13h00
No município, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 89 mil pessoasFoto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A vacinação contra a gripe em Praia Grande atinge a marca de 80 mil imunizados e se aproxima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 89 mil pessoas (90% do público-alvo da Cidade). A Campanha nacional segue até o dia 5 de junho e todos aqueles que fazem parte dos grupos de risco podem comparecer a uma das 28 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e receber a dose. Todos os equipamentos funcionam das 9 às 16 horas para vacinação, de segunda a sexta-feira.

Desde segunda-feira (18) entrou em vigor a quarta etapa da Campanha: Professores da rede pública e privada e adultos de 55 a 59 anos já podem procurar as Usafas. Crianças (6 meses a menores 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto) e povos indígenas podem continuar se vacinando.

Quem faz parte dos outros grupos e ainda não tomou a dose, também deve se proteger, são eles: profissionais da saúde, funcionários das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, privados de liberdade, caminhoneiros, profissional de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários.

Doses

Todas as unidades possuem doses para a campanha. Desta forma, é recomendado que as pessoas que fazem parte do público alvo da ação possam ir com tranquilidade até as Usafas. Outra sugestão diz respeito ao horário, a melhor estratégia é se dirigir até o local de vacinação no período da tarde, quando as unidades sempre recebem menos pessoas em busca de atendimentos. A dose, que é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus (entre eles, o H1N1).

Covid-19

A Campanha de Vacinação contra a gripe foi adiantada neste ano de 2020. Desta forma, o Ministério da Saúde busca também auxiliar de alguma forma os profissionais da Saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para a covid-19 (novo coronavírus). “É importante informar a população que a dose que será aplicada não imuniza contra o covid-19”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Cidade, Bruna Renó.

Meta

O Ministério da Saúde tem como meta imunizar 90% destas faixas da população. Em Praia Grande, esta porcentagem representa cerca de 89 mil pessoas.