X

Praia Grande

Baixada Santista não fecha praias, mas pede colaboração da população

Estão autorizadas apenas atividades individuais na areia e no mar

Caroline Souza

Publicado em 06/03/2021 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No carnaval, população não colaborou com as medidas de prevenção e lotou praias da Região / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

As prefeituras da Baixada Santista decidiram não proibir o acesso às praias da Região durante a Fase Vermelha do Plano São Paulo, que começou neste sábado (6) e segue até o dia 19 de março. No entanto, as Administrações Municipais pedem a colaboração da população para evitar a propagação da covid-19.

Em Praia Grande, as praias não serão fechadas, assim como o calçadão da orla e as atividades físicas individuais na areia e no mar estão autorizadas. 

A Prefeitura destaca que “conta com a colaboração da população, que deve fazer sua parte no combate a covid-19, para que evite aglomerações na utilização desses espaços, além da obrigatoriedade do uso de máscara e álcool em gel”.

Além disso, conforme decreto municipal, os quiosques da orla da praia, boxes de alimentação, “food truck” e os ambulantes podem adotar o sistema de entrega a domicílio e retirada no estabelecimento comercial. 

Após às 20 horas, o consumo de alimentos, refeições e bebidas nos logradouros públicos como praças, parques, jardins, orla e praias está proibido.

São Vicente

O acesso à faixa de areia das praias de São Vicente está restrito aos exercícios físicos ou caminhadas individuais, com uso de máscara; não sendo permitido a prática de esportes coletivos, assim como, o uso de barracas, cadeiras, guarda-sol e o serviço de ambulantes. Já os quiosques podem realizar apenas os serviços de delivery e drive-thru.

"A questão das praias é muito importante. É um espaço onde está habilitado a prática individual de atividade física. O acesso à faixa de areia está restrito à exercícios ou caminhadas individuais. Por favor, pessoal, não vamos aglomerar. Não vamos a praia para um simples divertimento, não é momento de lazer, esse é o ponto", declarou o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, em live nas redes sociais. "Não vamos transformar o espaço público num espaço de festividade. Pessoas tem morrido diariamente por conta de uma doença que se transmite no contato, temos que ficar preocupados com isso", completou.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá recomenda que a permanência de pessoas no mar e na faixa arenosa das praias seja restrita apenas à prática dos esportes individuais, respeitando as regras de distanciamento. A fim de evitar aglomerações, não é recomendada a colocação de cadeiras e guarda-sóis, bem como o comércio ambulante.

Quiosques estão proibidos de funcionar com consumo no local, podendo atender somente nos sistemas de entrega a domicílio, retirada no local ou drive-thru.

Santos

Nas praias de Santos, não será permitida a presença de ambulantes, e está proibida a instalação de cadeiras e guarda-sóis, bem como a prática de esportes coletivos.

Continuam permitidos esportes e atividades individuais como corridas e caminhadas.

Bertioga

Em Bertioga, estão permitidas apenas atividades individuais, respeitando as regras de distanciamento para evitar aglomerações. Esportes e atividades coletivas estão proibidos.

O comércio ambulante do segmento de alimentação poderá funcionar, sem consumo no local, apenas por delivery e retirada, das 8 às 20 horas. Mas fica proibida a montagem de mesas, cadeiras, tendas e guarda-sóis, seja por banhistas, condomínios, hotéis ou ambulantes. 

Não será permitido estacionar na Avenida Vicente de Carvalho, no Centro, a partir deste sábado (6). Nas orlas da região central, Rio da Praia, Vista Linda e Indaiá, o estacionamento permanece proibido.

Peruíbe

De acordo com o Decreto de Peruíbe, "fica vedado todo e qualquer serviço na faixa arenosa das praias e no calçadão, podendo ser realizadas caminhadas e atividades físicas, desde que mantido o distanciamento e as ações de higiene, especialmente o uso de máscara facial, desde que não gere aglomerações de pessoas.

Quiosques e ambulantes poderão adotar o sistema de entrega à domicílio ou retirada no estabelecimento, porém, proibida a entrega para consumo na faixa de areia e arredores.

Itanhaém

Decreto Municipal vetou o acesso à faixa de areia das praias de Itanhaém para fins turísticos, prática de atividades físicas ou esportivas coletivas e para a instalação ou utilização de barracas, guarda-sóis, esteiras e cadeiras, bem como para o exercício do comércio, inclusive ambulante, durante o período de 6 a 19 de março de 2021.

Apenas a prática de atividades físicas e esportivas individuais, como caminhada, corrida, surfe, kitesurfe, “stand up paddle” e natação está liberada. O decreto destaca que para a prática de caminhada e de corrida deverá ser observado o uso obrigatório de máscara de proteção facial e o distanciamento mínimo de dois metros entre os praticantes.

Mongaguá

Mongaguá também proibiu a instalação de mesas, cadeiras e guarda-sóis na faixa de areia da orla do Município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter