X

Política

Renan pede mais tempo para Senado discutir voto aberto

Semana passada, os senadores aprovaram o fim do voto secreto na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A matéria também já teve as cinco sessões de discussão em plenário esgotadas

Publicado em 29/10/2013 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse na manhã desta terça-feira, 29, que os senadores precisam de mais tempo para discutir o voto aberto, embora a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que os institui esteja pronta para ser apreciada no plenário. Semana passada, os senadores aprovaram o fim do voto secreto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. A matéria também já teve as cinco sessões de discussão em plenário esgotadas.

Renan argumenta que o Senado já deu sua resposta às ruas ao aprovar a abertura do voto em casos de cassação de mandato, o que prevê a PEC de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) já aprovada pelo Senado, mas parada na Câmara. "Já votamos o fim do voto secreto para julgamento de senador e deputado. Essa matéria foi para a Câmara dos Deputados e lá incluíram todas as outras modalidades de voto, inclusive as modalidades que são competência do Senado. Então isso precisa de um tempinho a mais para se resolver definitivamente", disse Calheiros.

Em agosto, após livrar o deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO) de perder o mandato, contudo, a Câmara ampliou as possibilidades de voto aberto e votou a PEC atualmente em discussão do Senado. Pelo texto, não apenas cassação de mandato, mas também votação de vetos e de indicação de autoridades - essa é uma prerrogativa apenas de senadores - passariam a ser abertos.

 O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse na manhã desta terça-feira, 29, que os senadores precisam de mais tempo para discutir o voto aberto (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Cotidiano

Operação Comboio na Anchieta gera lentidão na manhã desta sexta-feira

Parte da lentidão é por conta do tempo encoberto com chuva em pontos isolados do Sistema Anchieta-Imigrantes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter