X

Política

Proposta para Marina Silva ter Eduardo Jorge como vice avança na Rede e no PV

A Rede, partido da presidenciável, ofereceu a vaga aos verdes no fim de semana

Folhapress

Publicado em 02/08/2018 às 17:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Eduardo Jorge pode ser o vice na chapa da ex-senadora Marina Silva / Divulgação/Fotos Públicas

Reunidos na manhã desta quinta-feira (2) em São Paulo, dirigentes da Rede e do PV (Partido Verde) avançaram na proposta de que o ex-deputado Eduardo Jorge seja o candidato a vice na chapa da ex-senadora Marina Silva.

A Rede, partido da presidenciável, ofereceu a vaga aos verdes no fim de semana. Eduardo defendeu na convenção do PV o apoio à presidenciável e disse estar disposto a ocupar o posto, caso as duas siglas concordem. Ele é o preferido de ambos os lados para a missão.

Eduardo participou do encontro nesta quinta, ao lado do presidente nacional do PV, Penna, e de Marcos Belisário, também da direção nacional da legenda. Pela Rede estiveram os dois principais articuladores políticos de Marina, Pedro Ivo Batista e Bazileu Margarido.

O maior desejo no grupo da ex-senadora é que o PV consiga chegar a um acordo a tempo de Eduardo ser anunciado como vice na convenção que lançará a candidatura de Marina, neste sábado (4), em Brasília. A decisão, no entanto, pode esperar até o dia 15.

O principal entrave é que o PV fechou alianças nos estados que dificultam a composição com a Rede no plano nacional. Por causa dos acordos locais, diretórios já haviam se comprometido a apoiar outros candidatos a presidente.

A posição oficial do partido, hoje, é manter a neutralidade na corrida ao Planalto. Setores da legenda vêm defendendo que essa postura seja mantida, para não sacrificar campanhas regionais.

Reservadamente, dirigentes do PV dizem que o convite da Rede chegou tarde. Se a aliança estivesse sendo discutida há mais tempo, seria maior a chance de a coligação ter avançado sem sobressaltos. É consenso que as duas legendas têm identidade nos programas e podem se fortalecer mutuamente.

Marina não tem nenhuma aliança nacional fechada, mas vinha conversando com siglas como PHS e Pros, que tinham intenção de indicar o vice. Sem uma sinalização concreta da Rede sobre a vaga, as negociações acabaram esfriando. O Pros, por exemplo, se aproximou do PT.

Para tomar a decisão final sobre o apoio a Marina, o PV diz que precisa convocar sua executiva nacional. A tarefa, no entanto, esbarraria na dificuldade de reunir os dirigentes de imediato, em meio às convenções estaduais para homologar candidaturas.

O médico sanitarista Eduardo Jorge, que em 2014 foi candidato à Presidência pelo Partido Verde, afirmou à Folha de S.Paulo nesta semana que "não tem lógica que dois partidos tão semelhantes fiquem separados numa situação [do país] tão complicada".

Se o acordo com o PV não for fechado, a hipótese mais provável é que Marina forme uma chapa pura. Os nomes mais cotados na Rede são o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e o economista Ricardo Paes de Barros.

Outro nome proposto, o do ator Marcos Palmeira, subiu no telhado. Ele disse na segunda-feira (30) que "não é o momento" de se candidatar, mas que seguirá apoiando a candidatura da ex-senadora.

As lideranças do PV e da Rede acordaram também que, mesmo que a coligação não seja formalizada, será necessário formar um bloco quando passar a eleição. A proposta é que as siglas, que se empenham para eleger candidatos e ultrapassar a cláusula de barreira, mantenham diálogo sobretudo no Congresso Nacional.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter