X

Política

Projeto das PPPs passa em segunda votação

Matéria ainda voltará ao plenário porque recebeu dez emendas

Publicado em 19/11/2013 às 10:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com protestos do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santos (Sindiserv), Flávio Saraiva, que estava nas galerias da Câmara, os vereadores aprovaram na sessão de ontem o projeto do Executivo que cria o Programa de Parcerias Público Privadas (PPPs) de Santos.

A principal preocupação do sindicalista é que o projeto vá permitir a precarização do atendimento do Hospital dos Estivadores, unidade que está sendo reformada pela Prefeitura. “Só tem garantia para as empresas”, disse, em voz alta, Saraiva.

A matéria das PPPs foi aprovada em segunda discussão, por 15 votos favoráveis e dois contrários (dos petistas Adilson Júnior e Evaldo Stanislau),  e ainda retornará ao plenário porque o vereador José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira (PRP), apresentou dez emendas. Só depois, a matéria irá para sanção do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

A bancada governista achou estanho o fato de os petistas terem votado contra a criação das PPPs porque, no Governo Federal, o presidente que instituiu esse tipo de relacionamento entre os poderes público e privado foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

Os vereadores aprovaram na sessão de ontem o projeto do Executivo que cria o Programa de Parcerias Público Privadas (PPPs) de Santos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Segundo argumentou Evaldo Stanislau, “há obrigações próprias do homem público”. Já Adilson Júnior classificou o projeto como “a porta de entrada da terceirização”. O líder do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), José Lascane (PSDB), destacou que, diferentemente do modelo criado pelo Governo Federal, há um artigo restritivo nas PPPs santistas, a fim de evitar a perda de controle do Poder Público. “Se não é feito pelo signo da estrela (referência ao PT), tem sempre o ‘mas’, o ‘entretanto’”.

O vice-líder do prefeito, vereador  Marcus De Rosis (PMDB), lembrou que as PPPs são modelo de sucesso na América e na Europa, antes de serem implantadas no Brasil.

Para Murilo Barletta (PR), Adilson Júnior buscou confundir a opinião pública ao tratar “concessão de serviço como PPP”. Em uma fala anterior, o petista tinha lembrado dos problemas que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) enfrentou nos pátios, quando esses equipamentos (Governo João Paulo Tavares Papa, então no PMDB) estavam a cargo da empresa Martha’s. Na ocasião, muitas peças e carros acabaram sumindo dos pátios.

Fundurb

Outra matéria aprovada ontem, também em segunda discussão, foi a que cria o Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) de Santos. Embora tenha votado favoravelmente, Evaldo Stanislau criticou a autorização do repasse de dinheiro desse órgão ao Parque Tecnológico.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

Cotidiano

Vai atravessar? Mau tempo e maré baixa elevam tempo de espera na balsa

As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter