X

Política

Meirelles diz que saque do FGTS ajuda a diminuir tamanho do Estado

O ministro fez referência também às projeções de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2017

Agência Brasil

Publicado em 14/02/2017 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Henrique Meirelles disse que a medida do governo ajuda a diminuir o tamanho do Estado / José Cruz/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (14) que a medida do governo de permitir o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ajuda a diminuir o tamanho do Estado, ou seja, a interferência do Poder Público na economia. Meirelles deu a declaração no Palácio do Planalto, durante anúncio do calendário de saques do FGTS.

“[As medidas] estão inseridas em um processo maior, que é o de diminuição do tamanho do Estado, em benefício da alocação de mais recursos para a sociedade brasileira”, afirmou o ministro. Segundo ele, o objetivo do governo é uma política econômica que gere mais empregos e renda. “Podemos discutir os meios de chegar lá. Mas o objetivo final é esse”, afirmou.

De acordo com Meirelles, o saque ajudará na recuperação da economia. “O trabalhador poderá sacar recursos que permitem a cada um consumir, poupar, investir. Outra forma de beneficiar é o pagamento de dívida, outra forma de alavancar a economia. O endividamento das famílias e pessoas é o maior impeditivo para um crescimento mais rápido”, comentou.

Crescimento do PIB

O ministro fez referência também às projeções de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país) em 2017. Oficialmente, a equipe econômica mantém a previsão de crescimento de 1% do PIB para este ano. O mercado financeiro, no entanto, estima alta menor, de 0,5%. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê 0,2% e a Organização das Nações Unidas (ONU), um crescimento da ordem de 0,6%.

“Temos perspectiva de crescimento [do PIB] neste trimestre para o ano de 2017 . A média de 2017 contra 2016 é um número menor porque partimos de uma base muito baixa", acrescentou.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, disse que com a autorização do saque das contas inativas o governo demonstra “atos concretos” em favor do trabalhador. Ele citou outras medidas, como a extensão do prazo do saque do abono salarial de 2016 e o plano de reforma da legislação trabalhista, anunciado no fim do ano passado. “Isso mostra sintonia com a sociedade”.

O calendário de saques de contas inativas do FGTS começa em 10 de março e vai até julho. Pode sacar os recursos quem tem contas inativadas até 31 de dezembro de 2015.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter