X

Política

Jefferson é submetido a perícia médica pedida por Barbosa

A avaliação clínica durou uma hora e 32 minutos. O ex-deputado do PTB do Rio entrou e saiu do hospital sem dar declarações

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/12/2013 às 20:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do mensalão e condenado a sete anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi submetido nesta quarta-feira, 4, no Instituto Nacional do Câncer (Inca), à perícia médica que havia sido pedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa. De acordo com o Inca, o laudo que apontará se Jefferson tem condições de cumprir pena no presídio ou se deverá ser encaminhado à prisão domiciliar ou hospitalar será enviado nesta quinta-feira, 5, ao STF.

A avaliação clínica durou uma hora e 32 minutos. O ex-deputado do PTB do Rio entrou e saiu do hospital sem dar declarações, mas logo depois divulgou uma nota em que elogia os médicos nomeados pelo STF e pede "desculpas à imprensa por não atendê-la neste momento". "O que tinha de fazer pelo bem do Brasil eu já fiz. Volto a falar com vocês assim que puder", escreveu o delator no blogue que mantém. "A pedido do meu advogado, devo permanecer em silêncio, em respeito à Justiça. Compreendo a dificuldade de vocês, mas agora é o melhor que posso fazer por mim."

Roberto Jefferson foi submetido a perícia médica pedida por Joaquim Barbosa (Foto: Agência Brasil)

Jefferson chegou ao hospital pouco antes das 8 horas. Foi perguntado sobre a expectativa em relação à perícia e disse apenas uma palavra: "Zero". Ele estava acompanhado do advogado, Marcos Pinheiro de Lemos, da mulher, Ana Lúcia, e da filha, Cristiane Brasil, secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio. Quando o ex-deputado subia a rampa da entrada principal da unidade do Inca no Santo Cristo, na zona portuária da capital fluminense, um pequeno grupo o hostilizou, e um deles gritou: "Olha o Lalau chegando!"

Jefferson levou os exames e históricos de cirurgias. O resultado da perícia será usado por Barbosa para decidir sobre o pedido de prisão domiciliar feito pelo ex-deputado do PTB. Em 2012, Jefferson foi operado para retirada de um tumor no pâncreas. Os médicos cirurgião Rafael Albagli e oncologistas Carlos José Andrade e Cristiano Guedes Duque serão responsáveis pelo laudo. De acordo com o instituto, foi realizada uma avaliação clínica pela manhã, e Algabli, Andrade e Duque fariam uma verificação dos exames nesta quarta-feira à tarde. Jefferson mora com a mulher numa casa de campo em Levy Gasparian, a 140 quilômetros da capital, e também tem uma propriedade na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

Cotidiano

Anchieta e Imigrantes têm lentidão para quem vai subir ou descer; veja trechos

O tempo está encoberto com chuva em pontos isolados, neblina no topo de serra e Interligação, onde a visibilidade é parcial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter