X

Política

Corpo de Déda segue para Salvador, onde será cremado

Durante todo dia, milhares de pessoas foram até ao Palácio Museu Olímpio Campos, no centro da capital, para dar o último ao adeus ao governador

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/12/2013 às 19:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Parte das cinzas do governador licenciado de Sergipe serão jogadas na praia do Abaís, em Estância, a 67 quilômetros da capital; outra será enterrada próxima a uma árvore plantada por ele e pela família, no Parque Augusto Franco (conhecido como Parque da Sementeira), na zona sul de Aracaju, em 2006, quando ele era o prefeito; e o que restar das cinzas ficará a cargo da família. Esses foram alguns dos desejos de Marcelo Déda, cujo corpo seguiu nesta terça-feira, 03, para Salvador, onde será cremado no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas. Ainda não há uma data para colocação das cinzas nestes locais.

Durante todo dia, milhares de pessoas foram até ao Palácio Museu Olímpio Campos, no centro da capital, para dar o último ao adeus ao governador. Por volta do meio-dia, o corpo foi colocado no meio na praça Olímpio Campos, o caixão foi aberto e as pessoas puderam vê-lo. Exatamente como ele disse que queria, houve um culto ecumênico para toda população e, logo em seguida, a Polícia Militar (PM) fez as honras de chefe de Estado. Artistas sergipanos, como Erivaldo de Carira, Joseane de Joza e Jailton do Acordeon cantaram sucessos de Luiz Gonzaga.

Depois, num caminhão do Corpo de Bombeiros, o corpo seguiu para o Aeroporto Internacional de Aracaju onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) já aguardava para seguir para Salvador. O governador da Bahia, Jacques Wagner, que esteve no velório em Aracaju, estava na Base Aérea aguardando a chegada do corpo de Déda e seus familiares.

Corpo de Déda foi levado para Salvador, onde será cremado (Foto: AE)

Livro

O irmão de Marcelo Déda, o desembargador Cláudio Déda, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, disse que "é uma perda incomensurável para a família. Ele se dedicou muito a sua família dando bons exemplos. Apesar de ser mais velho que ele, quase 15 anos, ele discutia muito comigo a respeito de política nacional e mundial. Ele foi muito culto, gostava de ler bons livros e no início de sua carreira, eu o incentivei a deixar a política, porque a considerava muito ingrata, pensava eu. Meu avô sofreu muito e eu não queria que ele tivesse a mesma colocação de meu avô. Mas ele deixou muita coisa boa, realizou muitas obras estruturantes para o povo mais pobre de Sergipe"

A Presidência da República anunciou que lançará um livro de poesias de Marcelo Déda, a pedido dele próprio. Também já está sendo pensada a criação de um instituto que levará o seu nome. O subsecretário de Desenvolvimento Energético, José Oliveira Júnior, disse que esse instituto será pensado com familiares e amigos mais próximos. "Uma instituição na qual se possa preservar o arquivo pessoal e manter seu legado de valores, de práticas políticas, de credo, o seu ideário político", disse Oliveira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter