X

Política

Alckmin nega privatização e diz que pretende fazer concessão em parques

Na terça-feira, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei que autoriza a concessão de 25 parques públicos do Estado à iniciativa privada

Estadão Conteúdo

Publicado em 08/06/2016 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alckmin nega privatização e diz que pretende fazer concessão em parques / Agência Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira, 8, que o governo pretende fazer uma concessão por tempo determinado dos parques estaduais, mas negou que o processo seja uma privatização. "Não serão privatizados. Privatização é quando vendemos um bem", disse Alckmin, durante conversa com jornalistas no 27º Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo. "O que pretendemos é fazer uma concessão por tempo determinado, trazer um parceiro privado para melhorar questões de manutenção, guarda, preservação e utilização, por exemplo."

Na terça-feira, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei que autoriza a concessão de 25 parques públicos do Estado à iniciativa privada. Pelo texto, ficam autorizados, por 30 anos, o uso para ecoturismo e a exploração comercial madeireira ou de subprodutos florestais.

Questionado sobre o modelo de concessão, Alckmin afirmou que não há decisão nesse sentido. "Podemos ter um modelo de concessão por prazo determinado ou uma PPP. O objetivo é trazer o investimento privado", disse. O governador ainda afirmou que não há um cronograma definido, e que a avaliação de cada parque será feita individualmente.

Chuvas

Durante a conversa com jornalistas, Alckmin não descartou a possibilidade de abertura das comportas da represa Paiva Castro em função das fortes chuvas que atingem o Estado. No entanto, o governador disse acreditar que a abertura não será necessária.

"Tudo indica que não vai ser necessário, mas, por precaução, foi feito um trabalho com municípios, como Franco da Rocha e outros, para que estejam preparados para um aumento no nível dos rios", disse. "Tudo indica que o risco está superado, mas a atenção vai ser mantida".

Quanto às cidades que sofreram danos em função das fortes chuvas e ventos, como a de Jarinu, Alckmin afirmou que a reconstrução contará com a ajuda do governo estadual. "O governo vai participar e ajudar com a reconstrução de imóveis públicos e, para os imóveis privados, vamos abrir crédito da agência Desenvolve SP", destacou. "Várias medidas estão sendo tomadas, em todas as cidades, com a presença da defesa civil."

Segundo Alckmin, a abertura da linha de crédito pode ser estendida para outras cidades que eventualmente também sofram danos extensos por causa das chuvas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter