X

Polícia

Mais de 70 animais em condições de maus-tratos são resgatados pela Polícia Civil em Itanhaém

Um veterinário e um segundo homem responsáveis pelo canil foram conduzidos para o 2º DP de Itanhaém

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 28/03/2019 às 19:26

Atualizado em 28/03/2019 às 21:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Setenta cães foram resgatados, além de animais silvestres / Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil resgatou nesta quinta-feira (28) 68 cães, três gatos, além de animais silvestres, em um local clandestino no Jardim Jamaica, em Itanhaém. Foram conduzidos ao 2º Distrito Policial de Itanhaém um veterinário e um segundo homem responsáveis pelo canil. Eles foram autuados por crimes ambientais e liberados após o registro de um Termo Circunstanciado (TC). 

A ação está entre as principais realizadas na operação regional que deteve um total de 538 pessoas em 24 horas e combateu crimes diversos nos 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira. A blitz foi iniciada às 11h de quarta-feira (27). 

Segundo a delegada Evelyn Gonzalez Gagliardi, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém, foi constatado um "efetivo descaso" com os animais abrigados no canil em Itanhaém. "Quando se chegou no local foi assustador", afirmou. 

Representantes da Organização Não Governamental (ONG) Focinhos Carentes, de Santo André, compareceram ao local e a entidade vai abrigar os animais domésticos até pedidos de adoção. A Polícia Militar Ambiental foi acionada para providências sobre os animais silvestres, entre eles aves e tartarugas.

Evelyn anunciou a ação de resgate aos animais durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (28) no Palácio da Polícia. Também apresentaram resultados da operação o delegado seccional de Santos, Carlos Topfer Schneider, e o delegado titular de Praia Grande, Sérgio Lemos Nassur. 

Schneider informou que 279 quilos de entorpecentes foram retirados de circulação. 

Entre os objetivos da operação estão crimes contra o patrimônio, combate ao tráfico de drogas e cumprimento de mandados de prisão e de buscas e apreensão. 

Das 538 detenções, 190 foram por mandado de prisão, 40 foram de adolescentes, 30 de autuados em flagrante e 278 de pessoas acusadas de crimes de menor potencial ofensivo, que são liberadas após registros de Termos Circunstanciados.

Funcionário preso 

Dentre os presos na operação está o funcionário de uma firma de engenharia que presta serviços para uma empresa de iluminação pública. No carro dele, em Praia Grande, policiais do 2º Distrito Policial (Vila Caiçara) apreenderam 8,4 quilos de cabos de cobre. Ele trabalha há 19 anos na firma e admitiu que desviava fios para vender em um ferro-velho. A equipe do delegado Flávio Magário e do investigador Gleydson Tudão foi ao ferro-velho e deteve uma mulher por receptação do cabos.

Ainda em Praia Grande, segundo o delegado Sérgio Nassur, um trabalho de investigação identificou dois suspeitos de furtos em apartamentos de luxo. Foram ao menos cinco delitos desde janeiro e a apuração prossegue para pedido de prisões temporária destes dois suspeitos. Também seguem buscas pela identidade de outros dois integrantes do bando, incluindo uma mulher.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter