Prefeitura Santos
Prefeitura Santos Mobile

Foragido por roubo posta rotina em perfil aberto e acaba preso em Mongaguá

Imagens divulgadas por ele na Orla do Balneário Santa Eugênia foram decisivas para sua captura

Comentar
Compartilhar
18 MAI 2020Por Gilmar Alves Jr.18h37
Ruan Santana, de 23 anos, em postagem na praia feita na véspera de sua prisãoFoto: Reprodução

Foragido da Justiça em São Paulo por roubo à casa da família de um policial civil, Ruan Santana, de 23 anos, veio para Mongaguá e acabou sendo localizado e capturado por investigadores por manter o hábito de postar sua rotina em um perfil aberto no Instagram. No último domingo (17), ele postou uma foto na praia com um amigo e ainda um vídeo, em stories, do dia ensolarado na Praia do Balneário Santa Eugênia. 

Sem saber que estava tendo as postagens monitoradas pela equipe do delegado Luiz Carlos Vieira, titular de Mongaguá, e do investigador-chefe, Alexandre dos Santos, a conduta de Ruan na internet foi decisiva no trabalho dos policiais, que identificaram o prédio onde ele estava escondido. 

Na manhã desta segunda-feira (18), os policiais civis montaram uma campana nas proximidades do prédio, na Avenida Cidade de Santos, e surpreenderam Ruan Santana quando ele seguiria para a praia. 

O foragido chegou a tentar se passar por outra pessoa, segundo os policiais, mas logo admitiu que estava sendo procurado pela Justiça na capital paulista. 

'Homem-aranha'

Em 9 de maio deste ano, data do roubo na residência do policial civil, onde o pai dele foi rendido e teve o carro roubado, Ruan chegou a ser perseguido por policiais da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) no bairro onde morava, Pedreira, na zona sul, e foi descrito em boletim de ocorrência como um fugitivo com características do personagem "homem-aranha", pulando telhados. Dois comparsas dele foram presos naquela região na data. O veículo foi recuperado.