X

Polícia

Câmeras auxiliam a GCM na detenção de bandidos que roubaram casa em Mongaguá

Após ação, veículo seguiu para Praia Grande e foi monitorado

Da Reportagem

Publicado em 02/02/2021 às 19:02

Atualizado em 02/02/2021 às 19:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com a identificação da placa do veículo roubado, a GCM buscou no sistema e detectou que o veículo havia entrado na Cidade / Divulgação/PMPG

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande prendeu duas pessoas envolvidas em um roubo de residência em Mongaguá. O veículo e vários pertences das vítimas foram localizados em uma casa no Bairro Anhanguera. As vítimas foram atendidas antes mesmo de registrar a ocorrência.

A residência das vítimas foi invadida por bandidos que as agrediram e trancaram dentro de um cômodo da casa. Depois disso, pegaram diversos pertences, colocaram no veículo da família e fugiram do local.

Com a identificação da placa do veículo roubado, a GCM buscou no sistema e detectou que o veículo havia entrado na Cidade. A partir deste momento, rastreou os locais por onde ele passou e até onde parou para descarregar produtos. Viaturas foram ao local e encontraram um homem na frente da residência.

Ele informou que não sabia de nada, no entanto sua mãe, que viu a ação dos agentes, disse não concordar com a atitude do filho, entrou na residência e trouxe os produtos roubados para os guardas. Diante desta ação foi dada voz de prisão ao homem e ele foi conduzido à Delegacia Sede.

Na delegacia a mãe informou que haviam outros pertences na casa. Ao retornar à residência para averiguar, os guardas encontraram uma mulher com duas sacolas deixando o local. Em uma das bolsas, uma arma falsa. Ela também foi presa.

Ao todo foram devolvidos às vítimas três aparelhos de TV, vídeo game, dois telefones, liquidificador e micro-ondas.

Monitoramento

A ação foi possível graças ao “Cerco Eletrônico” de Praia Grande, um sistema de monitoramento composto por mais de 2.800 câmeras, dotadas de softwares diversos que permitem identificar veículos placas de veículos.

O chamado “cerco eletrônico” tem sido um dos principais fatores na redução de mais de 60% nos índices criminais de roubo e furto de veículos. O sistema funciona graças às câmeras de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que têm uma tecnologia capaz de identificar qualquer veículo que entre ou saia da Cidade, facilitando o trabalho de investigação ou a localização de carros e motos que tenham sido furtados ou roubados.

Dessa forma, assim que o crime é comunicado à Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal (GCM) já é possível realizar as buscas pelos pontos “cercados”, antes mesmo da elaboração de Boletim de Ocorrência. Atualmente, são 164 pontos dotados com esse sistema na Cidade.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança, Maurício Vieira Izumi, a previsão é de que os investimentos continuem ao longo de 2021, inclusive com a aquisição de mais câmeras e mais softwares. “Já estamos fazendo um levantamento dos locais que deverão receber os equipamentos”.

 

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Atenção! Descida para o Litoral de SP somente pela Rodovia Anchieta

Mesmo com bloqueios e neblina na serra, Ecovias afirma que tráfego está normal no Sistema Anchieta-Imigrantes

Esportes

Santos goleia e retoma liderança com primeiro gol de Patati na Vila

Goleada na Vila Belmiro era tudo o que os torcedores - que voltaram ao estádio neste partida - queriam neste jogo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter