Guarujá é campeã nacional de robótica

A equipe “Profissionais do Futuro” conquistou a primeira colocação na categoria: Trabalho em Grupo

12 MAR 2013 • POR • 16h29

Após vencer a etapa regional do Torneio First Lego League de robótica, Guarujá conquistou agora o primeiro lugar na fase nacional, que ocorreu em Brasília, no último final de semana. A equipe “Profissionais do Futuro”, composta por cinco alunos da Escola Técnica Municipal 1º de Maio (Jardim Boa Esperança) foi campeã na categoria Core Values, que honra a turma para o trabalho em equipe.

No total, o evento teve 57 equipes com projetos de robótica para a competição. Destas turmas, 35 são de unidades particulares de ensino, 10 de estaduais, 10 de municipais - incluindo Guarujá – uma delas da Fundação Banespa e outra organizou um grupo autônomo de estudantes.

Segundo o técnico e mentor da equipe vencedora, Milton Aparecido Francisco Neto, o apoio da Secretaria Municipal de Educação foi essencial para a vitória. “Os educadores da Prefeitura acreditaram no trabalho desenvolvido. A minha função foi motivar os alunos para competir. A real importância desta experiência é adquirir valores para o crescimento pessoal dos jovens”.

A maquete realizada pela equipe de Guarujá buscou inovar a ideia de solução para a terceira idade. Os alunos criaram uma república, pois acreditam que a palavra asilo possui um olhar pejorativo. A moradia busca auxiliar a dificuldade existente na terceira idade, usando a tecnologia.



A coordenadora do Projeto Lego da Prefeitura, Edvânia Arruda, afirma que a coragem fortaleceu a equipe para enfrentar dificuldades. “Todos os alunos são vitoriosos, somente pela participação. O prêmio traz ao Município muito orgulho das equipes e do envolvimento e valorização do projeto educacional”.

Para a secretária municipal de Educação, Priscilla Bonini, a vitória é muito gratificante ao Município e também para a vida dos alunos. “O merecido reconhecimento nacional é um momento que nos faz continuar lutando pela qualidade de nossa educação municipal. O envolvimento das famílias de alunos em nosso trabalho é essencial para a valorização geral.”

Leia Também

Prefeita Antonieta pede verba de R$12 milhões ao ministro do Esporte

Quiosqueiros pedem reurbanização do calçadão na Enseada para recuperar faturamento

Guarujá terá rede informatizada de atenção à criança e ao adolescente

Apartheid do Guarujá: Associação não cumpre determinação da Prefeitura

Capacitação desperta interesse de educadores de fora da rede municipal