Iraque recupera cidade e prepara ofensiva contra Estado Islâmico

Bagdá diz que os preparativos estão sendo feitos para lançar uma ofensiva de ampla escala na província de Anbar, em direção à capital Ramadi

23 MAI 2015 • POR • 11h16

Autoridades da segurança do Iraque disseram que as forças do governo e milícias xiitas recuperaram a cidade de Hussiba que foi perdida para militantes do Estado Islâmico ontem, após uma batalha iniciada neste sábado. De acordo com o coronel da polícia do Iraque, Aziz al-Shihawi, as forças aliadas do Iraque mataram vários militantes antes de retirá-los da cidade, que fica cerca de sete quilômetros ao oeste de Ramadi, sob o controle do Estado Islâmico.

Bagdá diz que os preparativos estão sendo feitos para lançar uma ofensiva de ampla escala na província de Anbar, em direção à capital Ramadi, envolvendo as milícias xiitas apoiadas pelo Iraque, que desempenharam um importante papel na defesa do país contra o Estado Islâmico.

Leia Também

Guiné tem 27 novos casos de Ebola e causa pode estar no transporte público

Farc suspendem cessar-fogo após ataque aéreo da Colômbia

Líder da ONU pede solução pacífica para conflito no Mar do Sul da China

Estado Islâmico captura outra cidade do Iraque, dias após tomada de Palmira

Atentado com bomba deixa pelo menos 20 mortos na Arábia Saudita, diz jornal

A presença das milícias pode, entretanto, provocar tensão sectária na província sunita, que é crítica ao apoio do governo aos xiitas. Ramadi foi tomada pelo Estado Islâmico na semana passada e está a apenas 100 quilômetros da capital do Iraque, Bagdá.