X

Cotidiano

Guiné tem 27 novos casos de Ebola e causa pode estar no transporte público

As autoridades do país disseram que parentes de vítimas do ebola estão transportando os cadáveres sentados entre outros passageiros no transporte público

Publicado em 22/05/2015 às 17:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Guiné registrou 27 novos casos de ebola em apenas uma semana. As autoridades do país acreditam que o significativo aumento do número de pacientes se deve a casos envolvendo corpos sendo carregados no transporte público. As autoridades do país disseram que parentes de vítimas do ebola estão transportando os cadáveres sentados entre outros passageiros no transporte público.

"É lastimável que algumas famílias, com a ajuda de funcionários do transporte público, estejam vestindo cadáveres e colocando-os sentados entre outros passageiros em um táxi, como se ainda fossem uma pessoa viva, enquanto, na verdade, é o corpo de uma vítima do ebola. Todos os dias estamos achando corpos nessas condições e é isso que está ajudando o contágio", disse o capitão de polícia Claude Onivogui.

Os corpos de vítimas contaminadas pelo vírus são altamente contagiosos, mas a recomendação de não tocar nos mortos durante funerais é algo contrário a anos e anos da tradição local. Familiares ainda querem proporcionar enterros tradicionais e preparar a alma das vítimas para a vida após a morte, por isso alguns tentam transportar os corpos para suas vilas natais, caso elas tenham morrido em outros lugares.

Mais de 11 mil pessoas morreram durante a epidemia do ebola (Foto: Divulgação)

É contra a lei carregar cadáveres de uma comunidade para outra. Porém, muitos familiares estão escondendo e camuflando os corpos ao passar por agentes de inspeção, disse Rabiatou Serah, um membro do comitê anti-ebola.

Dos 27 novos casos da doença, 11 foram registrados na comunidade de Dubraka, onde as autoridades acreditam que as pessoas que ficaram doentes contraíram o vírus ao entrar em contato com pessoas que participaram do funeral de uma vítima do ebola em abril.

Muitos dos novos casos foram registrados no norte da Guiné, na fronteira com a Guiné-Bissau. As autoridades estão aumentando a vigilância na região. A perspectiva da passagem da doença para a Guiné-Bissau é alarmante, pois o país vizinho é profundamente mais pobre, sofreu anos de ditadura militar e sua infraestrutura de saúde é inferior.

Mais de 11 mil pessoas morreram durante a epidemia do ebola, que começou nas florestas da Guiné em dezembro de 2013. A Libéria, que teve mais registros de mortes do que qualquer outro país, declarou estar livre da doença. Guiné e Serra Leoa são os únicos países da África Ocidental que continuam a registrar novos casos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter