Estado Islâmico captura outra cidade do Iraque, dias após tomada de Palmira

Husseiba foi capturada durante a noite, quando a polícia se retirou após ficar sem munição

22 MAI 2015 • POR • 15h10

Os militantes do Estado Islâmico tomaram a pequena cidade de Husseiba, no Iraque, na província de Anbar, dias após terem capturado a cidade de Palmira, na vizinha Síria, onde o grupo matou hoje dezenas de soldados do governo.

Husseiba foi capturada durante a noite, quando a polícia se retirou após ficar sem munição.

Leia Também

Atentado com bomba deixa pelo menos 20 mortos na Arábia Saudita, diz jornal

UE pede para Mianmar e Tailândia tomarem medidas em relação aos rohingyas

Líder do Estado Islâmico no Egito promete vingar morte de seis militantes

Estado Islâmico invade famoso sítio arqueológico na cidade de Palmira, na Síria

Papéis de Bin Laden têm cartas e formulário para aspirantes ao terrorismo

"Nós não recebemos nenhuma ajuda do governo. Nossos homens lutaram até a última bala e vários deles foram mortos", disse o líder tribal de Albu Fahd, Sheike Rafie al-Fahdawi. "A situação é muito crítica. Os militantes estão cerca de 5 quilômetros da base militar de Habbaniyah, que agora está em perigo", acrescentou.

Husseiba está cerca de 7 quilômetros de Ramadi, onde estão os militantes. Al-Fahdawi disse que, com a queda do Husseiba, os militantes se aproximaram da base militar estratégica de Habbaniyah, que ainda é mantida pelas forças do governo.

Em Palmira, na Síria, um ativista disse que cerca de 280 soldados e forças pró-governo foram mortos desde a captura da cidade, na quarta-feira.

De acordo com o ativista, os combatentes usavam alto-falantes para alertaram os moradores que estavam abrigando soldados, o que levou muitos residentes a saírem de suas casas para entregarem os soldados que se misturaram com a população civil.

Talal Barazi, governador da província central de Homs, que inclui a cidade de Palmira, disse que os militantes tem sequestrado diversas pessoas e que podem "ter cometido um massacre".

De acordo com autoridades, o próximo alvo do Estado Islâmico parece ser a base militar perto de Palmira, onde muitas tropas se recuaram. Reforço foi enviado para o local.