Semana do trabalhador na saúde se encerra hoje

O evento teve as presenças de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Fundacentro e trabalhadores na saúde

20 MAI 2015 • POR • 11h05

A Semana do Trabalhador na Saúde se encerra hoje, às 19 horas, com sessão solene na Câmara de Santos.  O vice-presidente do Sintrasaúde, Ademir Irussa, diz que o dia é comemorado em 12 de maio, e foi criado em 2014, após projeto de lei de autoria do vereador Cacá Teixeira (PSDB).

Ontem, no Sintrasaúde, foi realizado um seminário denominado A Saúde do Trabalhador na Saúde. O evento teve as presenças de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Fundacentro e  trabalhadores na saúde.

Leia Também

Sindicalistas defendem fim do fator previdenciário

Alesp presta homenagem ao trabalhador da saúde

Sindicalistas se mobilizam para manifestações dia 29

Centrais sindicais preparam manifestações para o dia 29

Trabalhadores em hospitais querem 15% de reajuste salarial

A presidente da Fundacentro, Maria Amélia de Souza Reis, disse ao DL  que esses eventos são importantes para ampliar o debate em busca de soluções para os problemas que afetam a saúde do trabalhador. “O trabalhador da saúde tem que cuidar da saúde de outros e, muitas vezes, está com mais problemas  do que as pessoas que ele atende”.

Informa que a Fundacentro, que tem sede em São Paulo,  está em 12 estados.

Já a psicóloga Tereza Luiza Ferreira dos Santos, também da Fundacentro,  disse que os empregados na saúde tem vários problemas de saúde e correm muitos riscos, entre eles, os acidentes com material biológico. “Esses riscos atingem outras profissões que são exercidas em hospitais e clínicas. Entre eles, pessoal de portaria, recepcionistas e trabalhadores em lavanderias”.

O MPT, segundo informou o Procurador  do Trabalho, Rodrigo Lestrade Pedroso,  tem como uma das preocupações, a fiscalização da coleta de lixo na Baixada Santista, que deve ser feito dentro da norma regulamentadora do setor.