Após reforma, Vila de São Vicente será reaberta

A previsão é que o equipamento volte a funcionar com suas características originais em maio

16 FEV 2013 • POR • 23h55

A Prefeitura de São Vicente irá reformar e reabrir, em maio próximo, o Parque Cultural Vila de São Vicente - que reproduz a arquitetura, usos e costumes da primeira cidade brasileira, com lojas, tavernas e atores.

A informação é do secretário de Cultura do Município, Amauri Alves. Ele explica que o equipamento será fechado em março para reforma e deverá voltar a funcionar com suas características iniciais.

Leia Também

Caminhões: média de 3 acidentes por dia no SAI

Transporte: Relação dos projetos aprovados sairá este mês

Hotelaria já vendeu de 20% a 40% dos pacotes para o Carnaval

Serra faz vistoria em áreas alagadas

Perto de escola de São Vicente, lixo toma conta das calçadas

“Estamos programando para março a licitação de ocupação e reestruturação da Vila, cuja reforma foi realizada de forma inadequada, para reabri-la em maio ”, revela.

Segundo Alves, o equipamento está com cupins, iluminação inadequada e outros problemas estruturais que precisam ser resolvidos antes a reabertura. “O equipamento voltará a ter um grupo de teatro encenando, comidas típicas portuguesas e funcionando somente até às 22 horas, para não comprometer o sossego da população”, completa.

Conforme publicado no Diário do Litoral no final do mês passado, o equipamento foi literalmente abandonado pelos comerciantes, em plena temporada de verão. Localizado na Praça João Pessoa, no centro da Cidade, em frente à Igreja Matriz e ao lado do Mercado Municipal, o Parque não consegue mais transportar os visitantes ao cotidiano colonial do século XVI.

Atualmente, só funciona em função de dois estabelecimentos – uma doceria e uma choperia – que ainda resistem. Ele foi reformado e entregue em 1º de abril de 2011 e estava nas mãos da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), que desistiu do equipamento.

Na reforma há menos de dois anos, além de um restaurante, uma doceria (até hoje aberta) e o teatro, foram entregues uma sorveteria e uma loja de souveniers, com a coleção Coisas da Primeira, com produtos alusivos aos pontos históricos do Município. O espaço de exposições também havia sido reformulado.

A Prefeitura de São Vicente, por intermédio da Assessoria de Imprensa, já havia adiantado que a proposta da Secretaria de Cultura é fazer com que a Vila retome suas características originais. “Vale lembrar que se trata de um parque cenográfico, inaugurado em julho de 2001, com o objetivo de manter viva a história da primeira vila fundada no País”.