Caixa Econômica reduz limite para financiamento de imóveis usados

Segundo o banco, o foco deste ano será o financiamento de imóveis novos, “com destaque para a habitação popular – operações do Minha Casa, Minha Vida e recursos do FGTS”

28 ABR 2015 • POR • 10h53

A Caixa Econômica Federal confirmou ontem (27) que reduzirá o limite de financiamento para imóveis usados a partir de segunda-feira (4). Segundo o banco, principal responsável pelo financiamento de imóveis no país, o foco deste ano será o financiamento de imóveis novos, “com destaque para a habitação popular – operações do Minha Casa, Minha Vida e recursos do FGTS”, que não sofrerão nenhuma alteração.

A partir da próxima semana, o limite de financiamento para imóveis usados nas operações com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) passará de 80% para 50% do valor total do imóvel nas operações do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e de 70% para 40% no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).

Leia Também

Moradores sofrem com a falta de água em São Vicente

Caixões chegam à prisão da Indonésia e sinalizam que execuções estão próximas

Justiça diz que Exército não poderá barrar pessoas com HIV em concursos

Após forte chuva, deslizamento de terra deixa dez mortos em Salvador

ANP: etanol cai em 10 Estados, sobe em 15 e no DF e fica estável em Rondônia

Ex-ministro do TCU diz que conselho da Petrobras não está livre da justiça

Com as mudanças, o consumidor que comprar imóvel usado pelo SFH, que atualmente precisa de uma entrada mínima de 20%, terá de dar uma entrada de, pelo menos, 50% e financiar a outra metade.

No caso do SFI, o comprador, que hoje pode dar uma entrada mínima de 30%, terá, a partir da próxima semana, de pagar pelo menos 60% do valor do imóvel, financiando com a Caixa no máximo 40%.