Festival de Turismo de Cubatão vai ter food trucks, música e passeios gratuitos

Programação acontece dias 18 e 19 de abril, na Praça a Independência, no Jardim Casqueiro.

8 ABR 2015 • POR • 18h01

Pilotados por chefs que buscaram qualificação até no exterior, os carros de food truck ou comida de rua serão o destaque no fim de semana dos dias 18 e 19 de abril em Cubatão. Mini-coxinhas recheadas com os mais inusitados sabores, paletas mexicanas, ceviches e temakis, culinária portuguesa. não vão faltar opções para agradar os visitantes. O I Festival de Turismo, FESTUR, acontece na Praça Independência, no Jardim Casqueiro, em um espaço ao ar livre, cheio de verde e perto da beira mar, sempre a partir das 12h. Isso, além de boa música e passeios gratuitos para quem deseja conhecer uma Cubatão recheada de história e ecoturismo.

As opções diversificadas de comidas artesanais serão saboreadas em trucks e barracas, com mesas coletivas. Entre os restaurantes estão Irmãos Coxinha, uma food kombi especializada em mini-coxinhas nas versões salgadas e doces, sempre servidas em copos com 10 unidades. O preço não passa de R$10. Coxinha de feijoada, de frutos do mar, vegetais e chocolate são algumas das novidades.

Leia Também

Cubatão exigirá indenizações para pescadores atingidos pelo incêndio na Alemoa

Casamento comunitário unirá 65 pares em Cubatão

McDonald's cubatense será inaugurado em julho

Agência da Sabesp em Cubatão estará fechada no feriado de Nove de Abril

Oito toneladas de peixes mortos são retiradas do Estuário

As famosas paletas mexicanas, sorvetes cremosos e com sabores diferenciados, serão representadas pela Ramón Paletas. O restaurante de rua está montado sobre uma Ford Rural 76, toda adaptada e ambientada. Vendidas a R$9, as paletas pesam 120 gramas e tem como carro-chefe Iogurte com Amora, além de sabores como banana com nutella, ninho trufado, brigadeiro recheado e muito mais.

Outro restaurante é o Krepps66, pilotado pela chef Luciana. São crepres franceses cheio de criatividade, remetendo a carros antigos, sabores incríveis e uma rota muito conhecida como a Rota 66 nos EUA. Montado sobre um trailler, tem um cardápio que custa de $6 a $20. Entre as delícias está o famoso "Galaxie", um sabor de mãe, levando na preparação carne louca com vegetais e cebola roxa caramelada. Já a "Kombi" traz batatas assadas bem sequinhas e crocantes.

Há, ainda, o restaurante O Gajo, especializado em comida portuguesa e de boteco. Sanduíche de pernil, bolinho e empadas de bacalhau e pastel de belém, entre muitas outras opções. Já o Ohana Food Truck traz temakis e ceviches preparados pelo chef Miguel Israel Silva Jara.

Estes são apenas alguns dos food trucks que descem a serra para fazer da Praça Independência um local de entretenimento e sabores. É a primeira vez que Cubatão entra na rota gourmet, agregando diversão e turismo. "O food truck já é uma tendência. Até o início dos anos 2000, ainda carregavam o estigma de comida barata e de pouca qualidade, mas isso mudou. Muitos chefs investiram na antiga modalidade de fazer uma refeição rápida e saborosa e tem dado certo. Os restaurantes móveis são sucesso por onde passam", afirma Tico Barbosa, secretário de Turismo de Cubatão.

O evento faz parte da programação oficial de aniversário da cidade, que completa 66 anos de emancipação político-administrativa. O secretário destaca que a ideia do Festival de Turismo é valorizar o potencial de Cubatão, seja em grandes eventos, passeios de ecoturismo, vocação artística. Até porque o Festur vai contar com palco e boa infraestrutura. Shows musicais rechearão o sábado e domingo. Um dos destaques é a apresentação da Banda Marcial de Cubatão, que completa 25 anos. Será no dia 19/4, às 20h. No programa, música popular e mundial, com destaque para o repertório dos concertos "Noite do Flash Black", um retorno à era disco, e das músicas latinoamericanas. A regência será do maestro Alexandre Felipe Gomes.

Passeios gratuitos - Além de gastronomia e música, o Festur vai proporcionar passeios gratuitos por vários lugares de Cubatão. Caminho do Mar, parque industrial, Largo do Sapo, Parque Itutinga-Pilões são alguns dos locais que poderão ser visitados no sábado e domingo, a partir das 9h. Vans sairão da Praça Independência, levando os visitantes até os pontos turísticos, sempre acompanhados por um guia. As visitas poderão ser agendadas a partir da semana que vem. "Cubatão não é somente indústria. A cidade tem um potencial de ecoturismo imenso e veremos isso de perto em uma pequena trilha no Itutinga-Pilões. Também possui muita história, exemplificada pela estrada velha, o Caminho do Mar. E até o parque industrial, um dos maiores da América Latina entra nessa rota especial. Queremos mostrar a Cubatão que poucos veem ou que só conhecem de passagem", garante Tico Barbosa.