Ouvidoria itinerante estará nos postos de Saúde de Cubatão a partir de terça (7)

De abril a junho, a ouvidora estará nas unidades das 8 às 12 horas. A intenção é ampliar a participação dos usuários e adotar ações que resultem em melhor atendimento

2 ABR 2015 • POR • 18h22

A partir de terça-feira (7), quem utiliza as unidades de Saúde de Cubatão terá a oportunidade de conversar diretamente com a ouvidora Lúcia Piedade Francisco Rocha e apresentar solicitações, sugestões, elogios ou até mesmo registrar uma reclamação. De abril a junho, a ouvidora estará nas unidades das 8 às 12 horas. A intenção é ampliar a participação dos usuários e adotar ações que resultem em melhor atendimento.

Segundo Lúcia Rocha, todos os casos serão analisados e encaminhados aos setores responsáveis. "A partir da manifestação, fazemos uma avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados, por assunto e por unidade. Os usuários também terão um retorno sobre as providências tomadas". O prazo para o retorno vai de 15 a 60 dias, conforme a prioridade da demanda.

Leia Também

Confira a programação da Quinta-feira Santa

Prédio que desabou no Jardim Casqueiro será demolido hoje

Serra da Anchieta passará por manutenção programada até junho

Rodovia Anchieta está bloqueada há mais de sete horas

Pais pedem lombada em frente à UME “Luiz Pieruzzi Neto”, em Cubatão

"Queremos divulgar e aproximar a comunidade dos serviços prestados pela Ouvidoria da Saúde", disse Lucia Rocha. "Uma faixa colocada junto à entrada do posto identificará a Ouvidoria Itinerante, que também torna mais acessíveis ao munícipe as informações sobre a estrutura do sistema público de Saúde".

Na última edição, realizada no final do ano passado, a Ouvidoria Itinerante, realizada em todas as unidades, recebeu 39 manifestações, sendo 19 solicitações (agendamentos com dentistas e médicos especialistas, e visitas dos agentes de endemias; 9 reclamações (demora no atendimento no PS Central e atraso dos médicos); 10 elogios às equipes de saúde do PS Central e Policlínica e uma sugestão para permanência de ambulância na UBS.

A Ouvidoria da Saúde funciona no município desde março de 2011. Também atende pelos telefones 0800-7724132 e 3372-4132, das 9 às 16 horas; por correio eletrônico, ouvidoriadasaude@cubatao.sp.gov.br; ou ainda pessoalmente, na Avenida Martins Fontes, 328, Vila Nova, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Cubatão conta com 11 Unidades de Saúde da Família e 7 Unidades Básicas de Saúde. Para atendimento de urgência e emergência, tem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dois prontos-socorros, Central e Infantil. Há ainda dois Centros de Atendimento Psicossocial, um deles voltado ao tratamento de álcool e drogas; o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); o Serviço de Referência à Saúde do Trabalhador (Serest); o Serviço de Referência do Idoso (SRI); o Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Saism); a Policlínica e e Ambulatório de Saúde Mental.