Praia Grande continua vacinando contra o vírus HPV

Cidade aderiu à ação organizada pelo Ministério da Saúde. A dose ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero

26 MAR 2015 • POR • 18h15

Praia Grande continua disponibilizando a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas de 9 a 11 anos. A Cidade aderiu à ação organizada pelo Ministério da Saúde. A dose ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero, uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com dados do Governo Federal.

Nesta atual etapa da campanha, dados da Sesap atualizados até esta quinta-feira (26) apontam que a Cidade já vacinou cerca de mil meninas de 9 a 11 anos. O número representa 15,15% do total do público alvo no Município, 6.862 meninas que estão dentro da faixa etária determinada. A meta é vacinar 80% deste total. Em comunicado aos órgãos de saúde de todo o País, o Ministério da Saúde destacou que a idade foi escolhida porque neste período a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia.

Leia Também

Ministro Kassab será recebido por prefeitos no próximo sábado (28)

Baixada Santista registra 1.412 casos de dengue

Vendas de Páscoa podem crescer 5% no estado de São Paulo

Shopping apaga luzes da fachada durante Hora do Planeta

EDITORIAL - ‘Taca-le pau’ na transparência

O Município conta com estrutura especial para a vacinação. A dose é disponibilizada gratuitamente nas 21 unidades de Saúde da Família (Usafa) e Multiclínicas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

A chefe do setor de Imunização da Sesap, Denise Ribeiro Rodrigues Gatto, confirmou que as meninas de 12 e 13 anos que não tomaram a vacina na etapa inicial da campanha que ocorreu em 2014 podem procurar as unidades de saúde. “As jovens não podem perder essa oportunidade. Trata-se de um mecanismo importante para ajudar a proteger contra o câncer de colo uterino, uma das doenças que mais mata mulheres no País”.