Ministro Kassab será recebido por prefeitos no próximo sábado (28)

Mobilidade urbana será o assunto da reunião em Santos. Presença constante nas reuniões do Condesb, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito não foi ao encontro

Comentar
Compartilhar
25 MAR 201510h38

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD) terá uma reunião com os prefeitos da Baixada Santista, neste sábado, em Santos. O anúncio foi feito pelo prefeito santista, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), ontem durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), em Santos.

Barbosa, que também é presidente do Condesb, falou sobre o encontro com o ministro. “Todos os municípios têm projetos de mobilidade urbana que estão sendo desenvolvidos junto ao Ministério das Cidades. O objetivo é garantir o andamento, a continuidade desses projetos. Até transformar o anúncio em obra, tem uma série de etapas a serem cumpridas. A maior parte delas vinculadas ao ministério. É muito importante que a gente conte com a parceria, com a disposição, o apoio do ministério, para que eles possam caminhar com celeridade. É isso que nós vamos mostrar ao ministro. Que esses projetos são prioritários para a Baixada Santista e para o Brasil”.

Entre as obras a serem abordadas durante a reunião estão três obras a serem realizadas em Santos: as obras viárias na entrada do município, o túnel da Zona Noroeste e o sistema de teleférico dos morros.

No encontro de ontem era esperada a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Ele estava em um enterro de um policial militar, de 44 anos, que morreu após ser baleado no início da noite da última segunda-feira.

Moraes iria vir para a Baixada Santista de helicóptero. Mas, segundo Paulo Alexandre Barbosa, as condições climáticas impediram o voo e uma nova data para a visita do secretário ainda será marcada.

Barbosa falou sobre futura reunião com ministro Gilberto Kassab durante encontro no Condesb (Foto: Matheus Tagé/DL)

Investimentos

O Condesb homologou dois projetos aprovados pelo Conselho de Orientação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista.

O primeiro, no valor de R$ 218 mil, se refere a implantação do projeto “Acessa Fácil/Praia Acessível”, em Santos. “Vamos licitar, contratar e executar para, no segundo semestre, estar funcionando. É o objetivo. É um projeto diferenciado, inovador, para que a gente possa ter o acesso. Temos o atendimento que é realizado na orla da praia com cadeiras. Agora, nós vamos ter as esteiras e ambientes para a prática de esportes para pessoas com deficiência. Vamos ter vôlei e basquete acessíveis. A ideia é que tenhamos um ambiente na praia destinado a esse segmento da população”, disse o prefeito de Santos. A estrutura deve ser montada na altura do Canal 3.

O outro investimento é na realização da obra do Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas (SPDA), no Estádio Municipal Antonio Fernandes, em Guarujá.

Os trabalhos receberam o investimento de R$ 185.162,24. Segundo a Prefeitura de Guarujá, o SPDA adotado para o estádio foi o de Franklin que, segundo a Administração Municipal, oferece maior segurança e confiabilidade diante das características do local. O sistema será composto por nove hastes com 20 metros de altura fixadas em fundação própria no terreno. Dessas hastes, três serão instaladas do lado direito e três do lado esquerdo do campo, uma haste será instalada atrás de cada gol e outra será instalada na arquibancada.

Com a homologação do projeto, a Prefeitura irá realizar a licitação e a homologação da  empresa vencedora para dar início à instalação do SPDA.