Com licitação em andamento, obras no Gonzaga devem começar em maio

As interferências durante as obras das duas avenidas serão pontuais e manterão área para circulação de pedestres e entrada das lojas

20 MAR 2015 • POR • 15h35

A reurbanização das avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto, no Gonzaga, está prevista para iniciar em maio. Em processo de licitação, a obra tem valor estimado em R$ 5,6 milhões e prazo de execução de 12 meses. A verba é do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado.

A área integra o quadrilátero turístico e comercial do Gonzaga, no entorno da Praça da Independência, e a proposta é complementar a remodelação já implementada na Av. Ana Costa, garantindo plena acessibilidade. Além das vias em licitação, a Prefeitura está revitalizando o Bulevar da Othon Feliciano e tem projeto para as ruas Dr. Galeão Carvalhal e Goitacazes.

As interferências durante as obras das duas avenidas serão pontuais e manterão área para circulação de pedestres e entrada das lojas. O cronograma prevê o embutimento de fiação e depois a construção dos passeios, primeiramente de um lado da via e depois do outro, minimizando os impactos para a população. A pavimentação é a última fase, com interdições pontuais.

A Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) contará com o apoio da CET na administração do trânsito e criação de rotas alternativas, quando necessário.

Leia Também

Renomado chef de cozinha participa de bate-papo no Engenho dos Erasmos

Outono começa com chuva na Região

Presidente da OAB Santos, Rodrigo Julião vê avanço com novo Código de Processo Civil

Trabalhadores da limpeza estão sem salário em Santos

Evaldo Stanislau recua em seu projeto de transparência na publicidade oficial

Ampliação de passeios e embutimento de fiação

Entre as mudanças está projeto o embutimento da fiação com infraestrutura para redes de energia e comunicação; e ampliação das calçadas, criando áreas de convivência na Rua Floriano Peixoto.

O local terá 38 postes de iluminação com 76 luminárias. O piso dos passeios será em mosaico português e em concreto desempenado mecanicamente, complementados por ladrilho hidráulico podotátil, revestimento que auxilia a locomoção de deficientes visuais.

As vias receberão 4.220 m² de pavimentação e sinalização horizontal e vertical. Haverá elevação da faixa de pedestre na Floriano Peixoto, defronte ao Shopping Miramar, que é a mais utilizada. As pessoas atravessarão a rua com mais conforto, em um plano reto, deixando aos veículos o trabalho de passar pela elevação da pista.

Novas sarjetas serão construídas, com guias pré-moldadas, juntamente com bocas de lobo e o local contará com piso drenante. O paisagismo prevê o plantio de grama esmeralda e instalação de 38 floreiras. Um total de 17 lixeiras e 14 bancos, distribuídos pelas duas vias, completa o novo mobiliário urbano.