Outono começa com chuva na Região

Frente fria que atingirá a Região Sul amanhã não deve chegar ao Estado de São Paulo. O tempo ainda não esfria muito e a temperatura chega a 29 graus até a próxima terça-feira, dia 24

Comentar
Compartilhar
20 MAR 201511h10

Outono chega com muita chuva até domingo. A estação começa exatamente às 19h45 de hoje. “A frente fria que deve atingir o sul do Brasil amanhã não deve passar pela Região”, explica o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Fábio Rocha.

Segundo Rocha, o que predomina na Baixada Santista até domingo, dia 22, é a Zona Convergente de Umidade. “Há probabilidade de chuva até domingo com pancadas principalmente no final de tarde. Na segunda-feira, o tempo deve melhorar, mas ainda permanece nublado”, explica.

O tempo ainda não esfria muito e a temperatura chega a 29 graus até a próxima terça-feira, dia 24. Hoje, primeiro dia de outono, a temperatura vai de 24 a 29 graus com 90% de probabilidade de chuva. A previsão é de muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas à tarde.

Amanhã, a temperatura mínima cai para 23 graus com probabilidade de chuva de 90%, predomínio de sol pela manhã e pancadas com trovoadas durante a tarde. No domingo, a temperatura varia entre 23 e 29 graus com previsão de muitas nuvens e chuvas durante vários períodos do dia.

Pancadas na Região devem continuar até domingo (Foto: Matheus Tagé/DL)

Na segunda-feira, assim como explicou Rocha, o tempo deve ser de menos chuva: a probabilidade cai para 30%. No entanto, a temperatura continua a mesma, com possibilidade de chuva e nebulosidade variável. Já na terça, não há previsão de chuva, mas o céu continuará parcialmente nublado. Neste dia, a variação da temperatura será de 22 a 30 graus.

Como será o outono?

A grande questão deste ano é: a chuva voltou a aumentar depois de um janeiro seco e quente. Será que ela se mantém ao longo dos próximos meses sobre as principais bacias que geram energia elétrica e sobre os sistemas de abastecimento de água do Sudeste?

Segundo os meteorologistas do Climatempo, para ambas as regiões, a resposta é não. A chuva deve diminuir nos próximos meses, como normalmente deve acontecer. De forma geral, terá mais calor do que o normal e a chuva deve diminuir no País.

Em abril e maio deve chover mais do que a normalidade na maior parte do Sul, mas em junho apenas o sul gaúcho deve ter mais chuva do que a normalidade. Nas bacias hidrelétricas do País, com exceção do Subsistema Sul, teremos chuva de normal a abaixo da média. No Sudeste a chuva diminui e também deve ficar abaixo da média neste trimestre, inclusive nos sistemas de abastecimento como o Cantareira e o Paraíba do Sul. O outono termina no dia 21 de junho às 13h38, no horário de Brasília.