Câmara de Cubatão rejeita CEI para investigar Ecopátio

Para o vereador Dinho Heliodoro, se a CEI fosse aprovada, a Câmara daria um passo em direção a resolver este problema das filas de caminhões que tem afetado toda a região

3 ABR 2014 • POR • 10h01

A Câmara rejeitou, por 6 votos a 4, a formação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar o contrato da Prefeitura com o Ecopátio. A CEI foi proposta pelo vereador Ademário da Silva Oliveira (PSDB), na sessão ordinária de terça-feira.

“A concessionária que administra o Ecopátio pegou um empréstimo de R$ 95 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sob a justificativa de que se tornaria um estacionamento regulador do Porto de Santos. O dinheiro público foi emprestado para que o Ecopátio funcionasse como um estacionamento para quase 4 mil caminhões. Não haveria os problemas de congestionamentos, mas hoje o espaço é utilizado para cerca de 100 carretas apenas”, justificou o autor do pedido da CEI.

Leia Também

Cubatão comemora aniversário com desfile cívico-militar no dia 9 de abril

Passagens de nível terão cancelas e aviso sonoro em Cubatão

Cubatão terá sistema de câmeras ainda neste semestre

Divulgado gabarito de prova para quadro de apoio escolar da BS

Três vítimas ainda estão internadas por conta de colisão na Anchieta

O vereador Adeildo Heliodoro dos Santos (SDD), o Dinho Heliodoro, afirmou que ele e a então vereadora Marcia Rosa (PT), atual prefeita, já fizeram questionamentos sobre este contrato ao Ministério Público. “Na época, isso se tornou uma ação civil pública. O requerimento do vereador Ademário traz fatos novos e toda a região está sofrendo em reação à falta de estacionamento de caminhões. A prefeita diz que está procurando soluções para este problema, mas não está. Porque a solução do problema está aqui”, disse.

Para Dinho Heliodoro, se a CEI fosse aprovada, a Câmara daria um passo em direção a resolver este problema das filas de caminhões que tem afetado toda a região.

De acordo com Severino Tarcício da Silva (PSB), o Dóda, apenas 30% do espaço do Ecopátio é utilizado como estacionamento. O restante seria sublocado.

Foram favoráveis à formação da CEI os vereadores Ademário, Dinho Heliodoro, Dóda e Ivan da Silva (PDT), o Ivan Hildebrando.

Para Ademário, a rejeição da CEI foi a perda de uma oportunidade única de tentar solucionar o problema. “Lamento que a Câmara tenha deixado passar este momento oportuno de dizer que é independente e de investigar estas irregularidades que são gritantes e afetam toda a região da Baixada Santista”, disse.