Cubatão comemora aniversário com desfile cívico-militar no dia 9 de abril

Estudantes, militares e representantes de projetos e entidades da sociedade civil já confirmaram presença

Comentar
Compartilhar
02 ABR 201416h40

O tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa de Cubatão será realizado na manhã do dia 9 de abril. Marcado para as 9 horas, na Avenida Nove de Abril, a principal da Cidade, o desfile vai reunir estudantes, militares e representantes de projetos e de entidades sociais do Município e terá como tema a Copa do Mundo 2014.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), com apoio das secretarias municipais de Cultura (Secult), de Comunicação Social (Secom), de Saúde (SMS), de Esportes e Lazer (Semes) e de Gestão (Seges), além da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e da Polícia Militar, o desfile será aberto após o hasteamento oficial de bandeiras pelas autoridades, acompanhados pela Banda Marcial de Cubatão e seu Corpo Coreográfico.

A Escola Fortec de Cubatão vai abrir o desfile, seguida pelas crianças da Creche Mãe Maria, mantida pela escola em parceria com a Seduc. Na sequência, crianças e jovens do Grupo Realce Dance farão performance na avenida.

Abrindo a passagem dos grupos de atenção aos idosos da Cidade, vão desfilar representantes do Centro de Convivência Melhor Idade e do Grupo Lazer e Cidadania. Em seguida, desfilam crianças atendidas pelo Projeto Crescer, da Seduc, e do Futescola, da Semes.

O desfile vai reunir estudantes, militares e representantes de projetos e de entidades sociais do Município (Foto: Divulgação/PMC)

As escolas municipais de Ensino Fundamental serão representadas no desfile pelas UMEs Elza Silva dos Santos, Usina Henry Borden, Maria do Rosário Lopes Franco, Rui Barbosa, Padre Manoel da Nóbrega, D. Pedro I, Ulysses Guimarães, João Ramalho e Padre José de Anchieta. E as estaduais terão representantes da EE Zenon Cleantes de Moura e EE Afonso Schmidt.

Vão desfilar também alunos do Projeto Banda Escola de Cubatão (BEC) e Cubatão Sinfonia, ambos da Secult; além dos escoteiros do Clube de Desbravadores Serrano - Guará Vermelho e do Clube de Aventureiros Serrano; dos menores aprendizes do Camp Cubatão, e de projetos e escolinhas de esportes mantidos pela Semes.

Militares

A segunda parte do desfile tem a participação dos militares. Este ano, já confirmaram presença tropas do 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL), de São Vicente; além de viaturas da 4ª Companhia de Polícia Militar e da Polícia Ambiental.

Para fechar o desfile, a Banda Marcial de Cubatão, acompanhada de seu Corpo Coreográfico, fará a apresentação final, iniciando com a Marcha El Tigre, que vai envolver mais de 80 artistas, entre músicos e bailarinas, sob o comando do maestro Alexandre Felipe Gomes e da bailarina e coordenadora do grupo, Alessandra Palucci.