Engenheiro garante não haver risco de desabamento em prédio na Ponta da Praia

Segundo Franco Pagani, uma sobrecarga na pilastra teria causado uma rachadura

5 DEZ 2013 • POR • 11h41

O prédio residencial localizado na Avenida dos Bancários, 88, que apresentou rachadura em uma pilastra de sustentação, não corre risco de desabamento. A informação é do engenheiro civil Franco Pagani, que será o responsável por realizar o escoramento da pilastra. Os trabalhos devem ser iniciados ainda no período da tarde e deverão se estender até sábado.

O prédio, situado na Ponta da Praia, foi evacuado às pressas por volta das 11 horas, e os moradores só poderão retornar após a conclusão do escoramento. O edifício passava por uma reforma estrutural, que englobava a troca de pastilhas do revestimento.

"Não corre risco de desabamento. Terei o tempo necessário para tomar as providências. Em Santos, é normal esses problemas porque ocorrerem por conta do recalque diferencial. Os pilares localizados no meio do prédio são mais pesados, afundam com mais facilidade. Quando os da lateral afundam, o peso começa a ser direcionado para os da ponta, como ocorreu hoje", pontua Pagani.  

Ainda segundo o engenheiro, o recalque diferencial causa distorções nas estruturas, podendo causar fissuras ou trincas, como ocorrido na manhã de hoje.

A Defesa Civil de Santos realizou uma interdição nas imediações do prédio, entre as ruas República do Peru e Tiago Tacão. Além dos moradores do Edifício Tainah, outros quatros imóveis foram evacuados pela Defesa Civil. Os moradores dessas residências poderão voltar aos seus imóveis após início do trabalho de escoramento.  

Mais cauteloso, o coordenador da Defesa Civil, Ernesto Tabuchi, afirma que enquanto a situação de risco continuar, o prédio permanecerá vazio. "A partir do momento que o escoramento for feito vamos avaliar se é possível o retorno das pessoas".