França, Portugal, Croácia e Grécia se classificam à Copa de 2014

Cristiano Ronaldo teve uma atuação espetacular e fez os três gols da seleção portuguesa na vitória sobre a Suécia, em Estocolmo, por 3 a 2

19 NOV 2013 • POR • 20h36

O hino francês entoado antes do jogo foi profético: o dia da glória chegou. A França fez 3 a 0 na Ucrânia, nesta terça-feira, e conseguiu a improvável vaga para a Copa do Mundo. Foi a primeira vez na história das Eliminatórias Europeias que uma equipe conseguiu superar o placar desfavorável de 2 a 0 na repescagem. Além da França, também garantiram vaga Portugal - com atuação de gala de Cristiano Ronaldo, autor de três gols na vitória sobre a Suécia -, Croácia e Grécia.

Os torcedores que lotaram o Stade de France mostraram que o milagre era possível quando a Marselhesa ecoou na arena. Foi ali, na execução do hino nacional, que o time azul começou a se classificar. E os jogadores seguiram essa inspiração, fazendo mais em 10 minutos do que em todo o jogo de Kiev. Ou melhor: do que em boa parte de todos os jogos das Eliminatórias. Não havia propriamente criatividade ou lances genais, mas movimentação, vontade e intensidade - ou élan, na língua dos donos da casa.

Leia Também

Antes de despedida, Massa exalta vitórias no Brasil em 2006 e 2008

Nelsinho Piquet fecha temporada da Nascar com 10º lugar em Miami

Vettel vence Grande Prêmio dos EUA e supera marca de Schumacher

Vettel exibe força e faz a pole position nos EUA

Khedira lesiona joelho direito e pode ficar de fora da Copa de 2014

Com uma marcação adiantada, no campo do rival, e sempre com a mesma jogada - o cruzamento na área -, a França implodiu a vantagem do rival em 34 minutos. Os gols foram do volante Sakho e do atacante Benzema, em posição claramente irregular (vale lembrar que a arbitragem havia anulado um gol legítimo do mesmo Benzema minutos antes). Ribéry mostrou porque é candidato ao posto de melhor do mundo e Valbuena provou que não pode ficar no banco de reservas.

Atordoados, os ucranianos não eram sombra da muralha da fase de grupos. Terminaram a partida levando três gols, algo inédito nos últimos 25 jogos. No ataque, chegaram uma vez: Konoplyanka cabeceou e Debuchy salvou em cima da linha.

O cenário ucraniano ficou ainda mais tenebroso quando Khacheridi, que já tinha cartão amarelo, deu um carrinho em Ribéry. Com um a mais, os franceses demoraram para fazer o gol salvador. Ainda imperava a falta de variações ofensivas e os ucranianos assustavam em parcos contragolpes. Aos 27 minutos, Gusev se assustou com a presença de Sakho e colocou para dentro: 3 a 0. A França conseguiu seu milagre e está na Copa. A galeria dos campeões mundiais que vão desfilar por aqui no ano que vem está completa.

Show de Cristiano

Cristiano Ronaldo teve uma atuação espetacular e fez os três gols de Portugal na vitória sobre a Suécia, em Estocolmo, por 3 a 2. O astro colocou seu país na Copa e virá como protagonista. De quebra, o atacante venceu o duelo contra Ibrahimovic, que marcou os tentos suecos, mas chegou a aplaudir o segundo gol do rival português. Com a façanha, o astro lusitano se tornou o maior artilheiro da seleção, ao lado do ex-atacante Pauleta, com 47. Só nas Eliminatórias, foram sete.

Na comemoração que está se tornando característica em sua carreira, Cristiano apontou para o gramado do Friends Arena como se dominasse mais um território. O estádio se calou e foi aí que Ibrahimovic aplaudiu seu rival. Cristiano Ronaldo anotou os gols com a sua marca: a velocidade que deixa todos para trás, a frieza para olhar o goleiro e a finalização certeira, sempre em canto diferente. Simples assim.

Os companheiros de Cristiano Ronaldo também foram melhores que os parceiros de Ibrahimovic e isso fez diferença. Dois passes para os gols do astro foram dados pelo meia João Moutinho, que também fez ótima partida. Portugal abriu o placar e levou a virada no começo do segundo tempo. Nesse instante, a balança pendeu para o lado sueco, mas Cristiano Ronaldo mostrou que não deixaria que a partida e a vaga saíssem do controle português.

Últimos classificados

Não houve surpresas nos outros jogos das Eliminatórias Europeias. A Croácia espantou a zebra da Islândia com tranquilidade e fez 2 a 0 - dois tentos do Mario Mandzukic, artilheiro do Bayern de Munique. Em Bucareste, a Grécia foi bastante pressionada, mas empatou por 1 a 1 contra a Romênia e também garantiu a vaga depois de ter vencido o jogo de ida por 3 a 1.

Com a definição de Grécia, França, Portugal e Croácia como últimas seleções europeias, os classificados para a Copa do Mundo de 2014 estão praticamente definidos. Isso porque as duas vagas em aberto devem ficar com Uruguai e México. Os mexicanos fizeram 5 a 1 na Nova Zelândia, na ida, em casa, e dificilmente não estarão no Brasil. E os uruguaios aplicaram 5 a 0 na Jordânia, fora de casa.

As demais seleções são: Brasil (país-sede), Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, Irã, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Nigéria, Gana, Camarões, Costa do Marfim e Argélia.