Moradores da Vila Elizabeth cobram fim dos caminhões no bairro

Representantes da população do bairro estiveram na Câmara de Cubatão, na tarde de hoje (06), em reunião com o presidente da CEV, vereador Ivan da Silva (PDT), o Ivan Hildebrando

7 NOV 2013 • POR • 18h03

Moradores da Vila Elizabeth estiveram na Câmara, na tarde desta quinta-feira (06), em reunião com o presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV), vereador Ivan da Silva (PDT), o Ivan Hildebrando. Participaram da reunião os secretários de Manutenção Urbana e Serviços Urbanos, Pedro Hildebrando; Habitação, Silvano Lacerda; e o representante da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Elizeu Lara. Os moradores cobram melhorias no bairro, como a restrição da circulação de caminhões.

Josiane de Oliveira Pinto, moradora do bairro, questionou o secretário da Habitação em relação à retirada de moradias do bairro. "Sempre ouvimos dizer que vão tirar os moradores e queremos saber a verdade", disse.

Leia Também

Prefeitura assume gestão da Casa da Esperança de Cubatão

Feira Literária tem início em Cubatão

Serviços da Rua da Cidadania de Cubatão terão que mudar de local

Prefeitura faz reparos em cemitério em Cubatão

Mais Médicos: Baixada Santista recebe profissionais

Segundo o secretário, não há nenhum projeto municipal, estadual ou federal que trate sobre a remoção de moradias. "O que há são apenas desapropriações de algumas moradias por causa da construção do Anel Viário. Mas estes casos já estão acordados com a Ecovias", esclareceu.

Outro problema que afeta o bairro é o excesso de caminhões nas vias. Eles entram e circulam nas ruas da Vila Elizabeth, além de utilizar o espaço público como estacionamento. Os moradores e o presidente da CEV, Ivan Hildebrando, cobraram o representante da CMT para que faça a fiscalização no bairro e garanta o cumprimento da Lei 2.978, de 2005, que proíbe a circulação de veículos de transporte de produtos perigosos e contêineres nas vias públicas localizadas nas zonas residenciais e comerciais do município.

Manutenção

Os moradores também elencaram alguns problemas do bairro relacionados à secretaria de Obras e Serviços Públicos.

"As calçadas estão muito esburacadas, porque os caminhões passam por elas e quebram tudo. Também há buracos nas vias. Além disso, o único acesso que há para os pedestres está intransitável. As crianças precisam andar no meio da sujeira e lama para ir à escola", esclareceu Josiane.

Ela pediu ainda iluminação sob o viaduto e manutenção da quadra. "É o único espaço de lazer do bairro e os fios estão expostos. Também é necessário colocar uma rede para cobrir a quadra", pediu.

O secretário de Obras afirmou que é possível atender aos pedidos da comunidade com agilidade. Ele combinou de visitar o bairro nesta sexta-feira (08/11) para verificar pessoalmente as demandas e tomar as providências necessárias.

Próxima reunião

A comissão irá convocar, para a próxima reunião, representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Entre as reivindicações que serão tratadas no próximo encontro estão o transporte escolar para as crianças, a desratização do bairro e a volta de um agente de saúde para atuar na Vila Elizabeth.