Prefeitura faz reparos em cemitério em Cubatão

O local recebeu críticas durante a última sessão da Câmara; líquido escuro saía pelas paredes de jazigos

Comentar
Compartilhar
02 NOV 201302h01

Hoje é Dia de Finados. Dia em que os familiares irão visitar os entes queridos que já não estão entre nós. O mínimo que essas famílias esperam é encontrar os locais de última morada destes parentes em boas condições.

Após a reclamação do vereador Severino Tarcício (PSD), o Dóda, durante a sessão da Câmara de Cubatão, na última terça-feira, dia 29, e também para atender a demanda que o feriado de Finados pede, a Prefeitura de Cubatão começou a fazer reparos no Cemitério Municipal: pintura geral de muros, de guias, de capela e de velórios, mais limpeza geral interna e manutenção dos jardins externos. As informações são do responsável pela Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Pedro Hildebrando. Os serviços são providenciados em parceria com a Companhia de Urbanização e Saneamento de Cubatão (Cursan).

A denúncia do vereador – apoiada pelos companheiros do Legislativo - foi publicada na edição da última quarta-feira. Dóda mostrou fotos aos vereadores e populares que acompanhavam a sessão com ossadas jogadas em valetas do local e um líquido escuro escorrendo pelas paredes dos jazigos. “É uma falta de vergonha, puro descaso. Eu fui ao local e o cheiro é insuportável. A Prefeitura está pintando a guia para o feriado de Finados, mas nas rachaduras dos jazigos ninguém faz nada”, reclama o vereador.

A reportagem do Diário do Litoral esteve no cemitério no mesmo dia e constatou o vazamento no jazigo 19 e o mau cheiro no local. Já na última quinta-feira, a reportagem encontrou funcionários da Prefeitura refazendo a parede do jazigo de onde saía o líquido escuro e também reparos em diversos pontos do cemitério.

Líquido em parede de jazigo foi limpo (Foto: Matheus Tagé/DL)

O Cemitério Municipal permanece aberto das 7 às 17h30. Segundo informações da própria secretaria do equipamento, o setor manterá expediente durante todo o período para informar a respeito da localização de campas e de gavetas desde que se forneça o nome inteiro de quem foi sepultado no local.

Missas e culto

Hoje, três missas serão celebradas no local: às 8, às 10 e às 17 horas, sempre na capela local. Serão ministradas respectivamente pelos seguintes padres: Carlos de Miranda; Eniroque Ballerini e Antonio Luz. Também está programado um culto evangélico no interior do Cemitério que deve começar às 14 horas.

Trânsito

Durante o feriado de Finados, a Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) implantará esquema especial de trânsito na região do Sítio do Cafezal, onde fica o Cemitério Municipal. Desde as primeiras horas do dia, agentes da Companhia orientarão os motoristas no local. Contudo, a CMT recomenda às pessoas que evitem ir de automóvel para o Cemitério, já que as vagas para estacionamento no local são limitadas. As linhas 2, 3, 4, 7, 9 e 13 do Transporte Coletivo atendem a região, além da linha 6 (Vila dos Pescadores) do Transporte Alternativo.