X

Educação

Instituto Procomum abre chamada pública para ocupação de laboratório

Espaço dispõe de estrutura com mais de mil metros quadrados e conta com diversos equipamentos para atividades práticas, pesquisas e projetos

Luana Fernandes

Publicado em 08/03/2024 às 16:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Convocatória é voltada para pessoas e coletivos da Baixada Santista interessadas em utilizar o espaço / Divulgação

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Até o próximo dia 15 de março, o Instituto Procomum recebe inscrições para a chamada pública de ocupação e ativação do seu laboratório, o LAB Procomum, durante o primeiro semestre de 2024. O espaço fica na sede da organização, na Rua Sete de Setembro, 52, no bairro da Vila Nova, em Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A convocatória é voltada para pessoas e coletivos da Baixada Santista interessadas em utilizar o espaço para realizar cursos, oficinas, encontros e práticas, desenvolver ideias cidadãs, protótipos e pesquisas sobre temas ligados à arte e cultura, mudanças climáticas, direitos humanos, igualdade racial, inovação, tecnologia e urbanismo.

Os interessados em participar da chamada podem se inscrever gratuitamente pelo formulário online

Há quatro categorias disponíveis: Grupos de Trabalho ou Pesquisa (coletivos ou comunidades de prática), Iniciativas Cidadãs (ideias que precisam de mobilização coletiva para seu desenvolvimento), Encontros e Práticas (pessoas ou coletivos voltados para realizar suas próprias atividades) e Parceiros (organizações ou órgãos públicos interessados na utilização do espaço e atividades em parceria com o Instituto Procomum).

Cura do câncer pode estar em aranha que vive apenas no litoral de São Paulo

A equipe do LAB Procomum fará a seleção das propostas com base no histórico e também na sua viabilidade, priorizando abordagens abertas, colaborativas e visando a construção de comuns. Os classificados serão divulgados no dia 20 de março e a ativação se dará até o dia 25 e 26 de julho, quando serão apresentados os respectivos resultados.

A chamada pública para o LAB Procomum é uma realização do Instituto Procomum, com apoio da Ford Foundation e Ibirapitanga e patrocínio por meio da Lei de Incentivo à Cultura  das parcerias institucionais Bandeirantes, Deicmar Logística Integrada e Synergia Consultoria Socioambiental. 

Infraestrutura
 
O LAB Procomum tem uma estrutura de 1,2 mil m2 e conta com biblioteca, sala de rádio e produção multimídia, computadores, impressora 3D, ferramentas e cortadora a laser. 

Butantan estuda molécula que pode combater o Alzheimer

O espaço também é equipado com uma cozinha com fogão industrial, galpão multiuso para reuniões e práticas e também um ateliê multidisciplinar com marcenaria, artes, estação de solda e máquinas de costura.
 
Além da estrutura física, uma equipe profissional apoiará as ações e cinco mediadores de Cultura Livre e Inovação acompanharão as atividades das comunidades de prática.

CHAMADA – LAB PROCOMUM – 2024

Inscrições até 15 de março

Link Direto: https://lab.procomum.org/chamada-aberta-2024-comunidade-lab-procomum/ 

Local: Instituto Procomum
Rua Sete de Setembro, 52 - Vila Nova – Santos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter