X

Diário Mais

Cura do câncer pode estar em aranha que vive apenas no litoral de São Paulo

Veneno de uma tarântula típica da região mostrou resultados promissores

Jeferson Marques

Publicado em 23/02/2024 às 10:37

Atualizado em 23/02/2024 às 12:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A tarântula Vitalius wacketi, que habita o litoral de SP / Reprodução/Thomaz Rocha e Silva/Einstein

Uma pesquisa que está em andamento há cerca de 20 anos tem demonstrado resultados promissores contra o câncer. A substância estudada é o veneno da Vitalius wacketi, aranha que só habita o litoral de São Paulo. O trabalho é conduzido por cientistas e pesquisadores do Instituto Butantan e do Hospital Israelita Albert Einstein.

As moléculas presentes no veneno da tarântula sofreram uma preparação especial: primeiro, elas foram isoladas. Depois, purificadas e, por fim, sintetizadas dentro de um laboratório. 

Nos ensaios iniciais a molécula se mostrou muito efetiva no combate às celular cancerígenas da leucemia, um tipo comum da doença que afeta tanto crianças quanto adultos.

Os líderes da pesquisa afirmam que já negociam com empresas farmacêuticas para obterem mais recursos e seguir com as outras etapas dos testes. Ainda não há previsão da testagem em humanos.

Assim que todas as fases de testes moleculares e celulares forem concluídas, inicia-se a aplicação em seres humanos, que, seguindo protocolos científicos internacionais, sempre é dividida em 3 etapas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2050, haverá no mundo 15 milhões de pessoas com algum tipo de câncer.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Nunes lidera corrida eleitoral em SP, seguido por Boulos e Tabata

Atual prefeito tem 26% das intenções de voto do eleitorado paulistano; Boulos aparece com 17%, seguido por Tabata, com 10%

Esportes

Santos chega a acordo e transfer ban acaba

O alvinegro agora pode inscrever jogadores na Série B

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter