X

Brasil

Covid-19: Indígenas serão atendidos por equipes das Forças Armadas no Pará

Serão atendidas 11 etnias da região noroeste do Pará; equipe vai levar mais de 31 mil itens de suprimentos entre medicamentos e equipamentos de proteção individual

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 23/11/2020 às 19:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde Indígena, escolas indígenas e em tendas montadas pelas Forças Armadas / Reprodução/TV Brasil

O Ministério da Defesa vai enviar 26 profissionais de saúde das Forças Armadas para uma missão de enfrentamento à Covid-19 em aldeias no noroeste do Pará. Os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem irão atender 11 etnias da região, em 21 aldeias dispersas entre a Bacia do Rio Trombetas até às proximidades das fronteiras do Brasil com a Guiana e Suriname.

A equipe das Forças Armadas também conta com veterinários que farão o controle de zoonoses nas aldeias.

Insumos

Serão levados mais de 31 mil itens de suprimentos entre medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPI) para auxiliar os profissionais de saúde que atuam na região.

“As aldeias estão em meio à selva amazônica, em locais de difícil acesso, onde só é possível chegar de helicóptero ou avião. Em alguns locais, o acesso fluvial só é possível durante o período de cheia dos rios, com viagens que podem durar até quatro dias de barco”, disse o Ministério da Saúde.

Atendimentos

Os atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde Indígena, escolas indígenas e em tendas montadas pelas Forças Armadas. Os pacientes estão passando pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (Dsei Guatoc) para realizar a triagem.

Os profissionais e integrantes da missão passaram por triagem médica e só embarcaram com a apresentação do teste RT-PCR. Os atendimentos serão realizados com o uso obrigatório de equipamento de proteção individual.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter