X

Cubatão

Secretaria de Saúde de Cubatão faz ação para conscientizar alunos sobre à dengue

Desde março, aproximadamente 2,5 mil estudantes de escolas do município receberam a visita dos colaboradores

Da Reportagem

Publicado em 15/04/2024 às 21:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além de alertar os estudantes sobre como combater a dengue, a equipe da Rumo realizou um mutirão pelas ruas / Divulgação/PMC

A Secretaria de Saúde de Cubatão em parceria com a concessionária ferroviária Rumo, desenvolveram uma ação educativa que possui o intuito de acabar com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, por intermédio da conscientização dos alunos sobre os cuidados para evitar o acúmulo de água parada que podem causar a reprodução de larvas do mosquito. Desde março, aproximadamente 2,5 mil estudantes de escolas do município receberam a visita dos colaboradores. 

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Segundo dados da Prefeitura de Cubatão, o último boletim (11/4), informa que a idade registra 32 casos positivos de dengue desde o início do ano e 1 morte. “Nosso objetivo é levar conscientização sobre o combate à dengue para o maior número de estudantes para que esses tornem-se agentes multiplicadores. Informamos sobre ações para evitar a proliferação do mosquito e dicas de saúde em caso dos sintomas da doença. É uma parceria importante com a comunidade neste momento de cuidado e precaução”, afirmou Rilson Melo, Diretor de Vigilância à Saúde.

De acordo com Silvia Azuma, Gerente de Responsabilidade Social da Rumo, nesse momento crítico da doença é indispensável o envolvimento da comunidade escolar em ações para combater o mosquito. “Elaboramos atividades informativas de fácil entendimento para que os alunos soubessem detalhes da doença que vem atingindo todo o país. O objetivo da ação é que eles se tornem protagonistas na luta contra a dengue, seja por ações diretas de prevenção ou pela disseminação de informações no ambiente familiar”, explica a gerente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além de alertar os estudantes sobre como combater a dengue, a equipe da Rumo realizou um mutirão pelas ruas, que além do Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ) contou com a participação dos alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC), os quais conversaram e distribuíram panfletos informativos em ruas comerciais e terrenos próximos visando encontrar e combater os focos do mosquito na região.

“As escolas, por meio da educação em saúde, desempenham um papel crucial no controle da dengue. É importante que os estudantes estejam cientes dos métodos de prevenção, sintomas e medidas de controle”, finaliza Silvia.

Cuidados Essenciais

Para evitar a proliferação dos mosquitos, é necessário:
Revisar uma vez por semana todo o ambiente em busca de possíveis criadouros de mosquitos;
Tampar qualquer recipiente onde se armazena água;
Virar ou deixar abrigado qualquer recipiente que possa acumular água;
Realizar a separação correta dos resíduos sólidos, cuidando para que garrafas, latas e bandejas estejam embaladas e protegidas para evitar armazenamento de água;
Escovar caixas d’água, tanques, floreiras, piscinas, bebedouros dos pets e parte interna de qualquer objeto que acumule água;
Estimular que alunos(as) e responsáveis observem as residências com intuito de eliminar os locais que acumulam água.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 13,5 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Encontro das Cidades ODS' contará com reflexão e ação pela Agenda 2030

Evento acontece em junho, no Centro Histórico de Santos

Cotidiano

Sindicato decide adiar greve do Metrô de SP e linhas funcionam normalmente

Segundo eles, parte das reivindicações da categoria foram atendidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter