ARTE

Com berço nacional em Santos, tattoos evoluem e viram retratos ultrarrealistas

Desde a chegada ao Brasil ainda em 1959, tatuagens trilharam longo caminho e evoluíram no País

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2022 às 08:30

Compartilhe:

Tatuagens de personagens e famosos viram praticamente fotos na pele de clientes de tatuador / DIVULGAÇÃO

Pouca gente sabe a respeito disso, mas o berço nacional das tatuagens feitas com agulhas e máquinas elétricas é Santos, que ganhou tamanha honraria no final dos anos 50, quando o dinamarquês Knud Harald Lykke Gregersen, o Lucky Tattoo, chegou ao porto santista. De lá, para cá, essa arte mais que milenar se instalou de vez em terras tupiniquins e nas últimas décadas reuniram cada vez mais adeptos com a popularização das tatuagens ultrarrealistas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 
O estilo, também chamado de hiper-realismo, é marcado por desenhos extremamente iguais aos originais, sejam eles retratos humanos, animais e até mesmo personagens da ficção. Para o especialista na área, Camilo Tuero, a tatuagem serve não só como uma expressão cultural, mas como uma maneira de eternizar o amor na pele.

“Eu já atendi pessoas que queriam homenagear a família, animais de estimação, pessoas vivas ou as que já se foram. O importante é que por trás de cada uma, há um significado enorme para quem as faz”, explica o profissional.

Tuero é conhecido e reconhecido internacionalmente por seu trabalho ultrarrealista. Atuando há mais de 20 anos, o artista coleciona mais de 200 prêmios, número que chama atenção, principalmente, se comparado com o de outros artistas do mesmo ramo. Autodidata, o tatuador iniciou sua carreira em sua cidade natal, Lima, no Peru, aos 16 anos. Ele conta que a escolha da profissão foi “porque quando você marca a vida de uma pessoa de maneira positiva, você acaba se tornando imortal”.

Atualmente, o Brasil é um dos países em que mais pessoas têm tatuagens no mundo. Pelo menos é o que diz uma pesquisa do instituto alemão Dalia, publicada em 2021. Segundo o estudo, o País está em 9º lugar quando o assunto são pessoas que optam por se expressar com a tinta na pele. Além disso, de acordo com divulgações recentes do Sebrae, esse mercado cresce 25% ao ano, número que pode ser traduzido como o crescente interesse das pessoas em fazer uma tatuagem.

“Naruto sempre foi um anime que eu gostei. A história acompanhou minha adolescência e quando tive oportunidade, decidi tatuar os personagens Uzumaki Naruto e Uchiha Sasuke”. A frase é de Vinicius Tavares, criador de conteúdo praiagrandense, dono do canal Diretasso, no Youtube, que traz opiniões sobre o mundo das artes marciais, e que eternizou os personagens criados pelo autor japonês Masashi Kishimoto em sua pele.

Com um portfólio vasto, preenchido por trabalhos de diversos estilos, Tuero não se intimida e garante que faz qualquer tatuagem, mas seu forte e estilo preferido é o realismo. “Eu costumo fazer um retrato em três horas aproximadamente, um tempo razoavelmente rápido e que permite que o cliente não precise voltar para fazer várias outras sessões”, explica.

A qualidade do trabalho do artista é fruto de muita dedicação e estudo. “Eu tenho um olhar muito crítico sobre o que eu faço. Analiso cada detalhe durante o processo e depois também. A minha maior satisfação é deixar os clientes felizes e realizados com a tatuagem’, finaliza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Sistema prevê ressacas e inundações com dias de antecedência no litoral de SP; conheça

O boletim Saric será emitido toda vez que uma praia, - ou mais de uma -, entra em estado de atenção ou alerta

Diário Mais

Estudo preocupa ao encontrar microplásticos no cérebro de pessoas em São Paulo

As partículas e fibras deste material aumentam os riscos de morte por AVC e infarto

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter