X

Brasil

Bolsonaro culpa indústria e suspende compra de seringas

Segundo o presidente, a compra do produto está suspensa até que ‘os preços voltem à normalidade’

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 06/01/2021 às 15:15

Atualizado em 06/01/2021 às 22:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De acordo com o presidente, a federação conta com quantidade suficiente para realizar uma primeira etapa de imunização / Isac Nóbrega/PR

Nesta quarta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) responsabilizou a indústria pelo fracasso na aquisição de seringas para as campanhas de vacinação. De acordo com ele, a compra do produto está suspensa até que “os preços voltem à normalidade”.

"Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade", afirmou. Bolsonaro ressaltou que o Brasil consome 300 milhões de seringas por ano.

De acordo com o presidente, a federação conta com quantidade suficiente para realizar uma primeira etapa de imunização. "Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande", afirmou.

Compra

Após fracassar na primeira tentativa de compra de seringas e agulhas para as campanhas de vacinação contra Covid-19 e Sarampo, o Ministério da Saúde fez uma requisição de estoques extras desses produtos na indústria nacional. A expectativa é garantir a entrega de 30 milhões de unidades em janeiro.

Em uma rede social, o presidente compartilhou uma lista de países e seus percentuais de vacinados até segunda-feira (4), mas a lista não continha dados de Israel e Emirados Árabes, que vacinaram mais pessoas até o momento.

Em sua publicação, Bolsonaro minimizou as vendas da vacina da Pfizer. "Por volta de 44 países estão vacinando, contudo a Pfizer vendeu para muitos desses, apenas 10.000 doses. Daí a falácia da mídia como se estivessem vacinando toda a população", escreveu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Cotidiano

Morte confirmada: adolescente de Guarujá é mais uma vítima da dengue

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), outras 17 mortes estão sob investigação.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter