X

Mundo

Trump diz que é vítima da maior 'caça às bruxas' a um político americano

A fala do presidente se deu após a indicação de um promotor especial para investigar o envolvimento da Rússia nas eleições americanas

Folhapress

Publicado em 18/05/2017 às 19:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Trump diz que é vítima da maior 'caça às bruxas' a um político americano / Associated Press

Após a indicação de um promotor especial para investigar o envolvimento da Rússia nas eleições americanas, o presidente Donald Trump disse ser alvo de uma perseguição.

"Esta é a maior caça às bruxas a um político na história americana", escreveu o republicano no Twitter. "Com todos os atos ilegais da campanha de Clinton e do governo de Obama, nunca um promotor especial foi indicado!"

O ex-diretor do FBI Robert Mueller foi escolhido para a função na terça-feira (17) pelo Departamento de Justiça.

Segundo Rod Rosenstein, vice-secretário de Justiça, a decisão "não representa uma constatação de que crimes foram cometidos". Ele justificou a decisão dizendo que, nas atuais circunstâncias, que seriam "únicas", "o interesse público exige que eu ponha a investigação sob a supervisão de uma autoridade independente".

A indicação ocorreu em meio a um intenso debate nos meios políticos e na mídia sobre a possibilidade de instalação de um processo de impeachment contra o presidente dos EUA, Donald Trump.

A pressão sobre o presidente cresceu após divulgação de reportagem do "New York Times" sobre um suposto memorando redigido por Comey em que o ex-chefe do FBI teria registrado um pedido de Trump para encerrar as investigações acerca dos contatos do ex-conselheiro de Segurança Michael Flynn com funcionários russos na campanha eleitoral.

Trump demitiu Comey na semana passada, gerando especulações de que o presidente pretendia frear as investigações sobre a interferência russa na eleição.

Agências de inteligência dos EUA acreditam que o presidente Vladimir Putin tenha ordenado que hackers penetrassem nos sistemas do Comitê Nacional Democrata e distribuíssem notícias falsas. Putin nega.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter