X

Litoral Norte

São Sebastião: turistas destroem barreiras, invadem praias e prefeito critica: 'não venham'

São Sebastião foi uma das cidades do litoral paulista que sofreu uma invasão de turistas nos últimos dias, após a o início do megaferiado decretado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB)

Folhapress

Publicado em 29/03/2021 às 13:37

Atualizado em 29/03/2021 às 13:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Turistas invadiram as praias de São Sebastião / Eduardo Anizelli/Folhapress

Barreiras instaladas no acesso às praias como Maresias, Juquehy e Camburi, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, foram destruídas por turistas e veranistas entre sexta-feira (26) e sábado (27). Os equipamentos foram instalados para evitar aglomerações nas praias da cidade como medida de combate à disseminação da Covid-19. A entrada na praia está liberada apenas para a prática de esportes individuais.

São Sebastião foi uma das cidades do litoral paulista que sofreu uma invasão de turistas nos últimos dias, após a o início do megaferiado decretado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). Os paulistanos aproveitaram os feriados antecipados para viajar mesmo diante do cenário crítico da pandemia no estado de São Paulo, com colapso no sistema de saúde e apesar de todas as praias do litoral paulista estarem com acesso proibido às praias durante a fase emergencial.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), criticou os atos de vandalismo e afirmou que a cidade está de portas fechadas para os turistas neste período mais crítico da pandemia. A cidade tem 18 pacientes internados com Covid-19, oito deles intubados. Sem oferta de leitos, a prefeitura transferiu nos últimos dias 14 pacientes para o Hospital Regional do litoral Norte, em Caraguatatuba.

"Não temos condições de internar mais pessoas em função da falta de insumos em São Sebastião", afirmou o prefeito, destacando que a cidade não tem condições de intubar mais pacientes, já que não há mais estoque de os medicamentos para fazer o procedimento.

O prefeito também informou que vai retomar a partir deste domingo (28) as barreiras sanitárias com testagem para Covid-19 de todos os motoristas e passageiros de veículos com placas de fora da cidade. Ele explicou que as barreiras são uma forma de desencorajar os turistas que queiram ir para a cidade durante o megaferiado.

"Fique na sua casa, não venha ao litoral norte neste momento. Nós dependemos, sim, do turismo, mas nesse momento nós dependemos da saúde. Precisamos evitar o colapso ainda maior", disse o prefeito.

Ele afirmou ainda que os turistas que quiserem aproveitar as praias de São Sebastião devem vir após o fim da pandemia: "Estaremos sempre de braços abertos, mas, neste momento, estamos de portas fechadas."

A barreira sanitária na entrada da cidade já havia sido montada na sexta-feira (26), quando 459 testes foram realizados, sendo que 19 deles deram positivo. Os turistas contaminados foram orientados a retornar.

Neste sábado, contudo, a barreira foi suspensa após um desentendimento entre a prefeitura e a Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo. A prefeitura informou que desmobilizou a barreira por orientação da polícia, o que foi negado pela Polícia Militar em nota enviada à imprensa.

No início da noite deste sábado, o prefeito Felipe Augusto afirmou que prefeitura e Polícia Rodoviária chegaram a um consenso e decidiram retomar as barreiras sanitárias. A Prefeitura de São Sebastião ainda determinou a proibição do funcionamento de piscinas, churrasqueiras e áreas comuns de condomínios residenciais da cidade durante o feriado.

Em caso de descumprimento da medida, os condomínios podem pagar multas que chegam a R$ 14 mil, valor que pode dobrar em caso de reincidência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter