X

Cultura

Arte na Pinacoteca traz contação de histórias e artesanato indígena

Inscrições para oficinas já podem ser feitas pelo site da Pinacoteca Benedicto Calixto até esta sexta-feira (22)

Da Reportagem

Publicado em 19/03/2024 às 17:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Inscrições para oficinas já podem ser feitas pelo site da Pinacoteca Benedito Calixto / Nilo Picolli/Divulgação

A segunda edição do "Arte na Pinacoteca" já tem data para acontecer na Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos. O evento traz uma variedade de oficinas para fomentar o envolvimento com a arte e a cultura. As primeiras do ano serão as de contação de histórias e artesanato indígena.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

As inscrições para as primeiras turmas das oficinas já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de março, no site www.pinacotecasantos.org.br. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas para cada uma delas, todos os meses, até o mês de dezembro, as quais prometem enriquecer os participantes com temas diversos e atividades culturais significativas. 

“As oficinas de contação de histórias e artesanato indígena representam um compromisso contínuo da Pinacoteca em promover o acesso à cultura e ao conhecimento”, afirma Roberto Santini, presidente da Pinacoteca. “Estamos dedicados a proporcionar experiências educativas e inspiradoras para todos os participantes.”

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As oficinas de contação de histórias ocorrerão aos sábados, das 10 às 12h, com com duração de um mês e capacidade para 50 participantes em cada turma. Cada uma terá uma temática única, iniciando com a “Contação da História de Vida de Benedito Calixto”.

Festival Indígena de Bertioga já tem data marcada: de 19 a 21 de abril

A professora Aline Fontes Guilber Telles convida para uma jornada emocionante pela vida e obra de Benedito Calixto, por meio de uma sessão especial de contação de histórias e exploração artística. Com uma abordagem divertida e interativa, ela promete mergulhar nos eventos marcantes da vida do artista, desde seu nascimento até sua trajetória no mundo da arte, destacando seu amor pela pintura desde a infância.

A oficina também incluirá a exploração dos quadros mais famosos de Calixto, com foco nos elementos que mais atraem as crianças, como as figuras retratadas, cenários vibrantes e detalhes artísticos ricos. 

A professora Glória Lorena Marin Torres lidera a oficina de artesanato indígena e idioma Tupi-Guarani, um curso livre que se estende por um mês com aulas semanais aos domingos, das 10 às 12 horas. Esta oficina tem como principal objetivo difundir o conhecimento e fomentar a apreciação pela cultura indígena, por meio do ensino do idioma Tupi-Guarani e da prática de artesanato tradicional.

Aberto a todos os interessados a partir de 10 anos de idade, o curso é uma oportunidade para aqueles que desejam se aproximar da cultura indígena sem a necessidade de conhecimento prévio em artesanato ou no idioma.

Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão será no próximo dia 29

As atividades serão realizadas no espaço cultural da “Pinacoteca Benedicto Calixto”, um lugar dedicado à preservação e celebração da arte brasileira. Os interessados em participar devem acessar o site oficial da Pinacoteca Benedicto Calixto www.pinacotecadesantos.org.br para consultar o regulamento completo e realizar a inscrição.

Além da oportunidade de aprendizado e imersão cultural, os participantes receberão certificados ao final de cada oficina, reconhecendo suas conquistas e participação. 

Exposição A Arte da Natureza

A exposição “A Arte da Natureza”, inaugurando a 2ª edição do Arte na Pinacoteca, está em cartaz até o dia 14 de abril. Esta mostra gratuita apresenta obras de seis artistas visuais contemporâneos: José Roberto Aguilar, Jaider Esbell (in memoriam), Mário Ishikawa, Hélio Melo (in memoriam), Gilberto Salvador, e Claudio Tozzi.

Os trabalhos expostos refletem sobre a relação intrínseca entre homem e natureza, inspirados pela poesia de Manoel de Barros e destacando a importância da sustentabilidade planetária. Com curadoria de Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho, a exposição aborda desde a integração cultura-natureza até a sabedoria dos povos tradicionais, convidando à reflexão sobre nossa conexão com o meio ambiente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter