X

GRATUITO

Exposição em Santos mostra cultura e legado do surfe no Brasil

Ação foi aberta para o público na noite de sexta-feira (15), na abertura da exposição Wave Life, no Praiamar Shopping, na Aparecida

Leonardo Sandre

Publicado em 16/03/2024 às 14:34

Atualizado em 16/03/2024 às 14:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As histórias de como Edinho começou a modalidade do surfe foram rememoradas / Divulgação

Em 1964, Edson Tadeu Marques de Almeida, o Edinho, começava a pegar onda na Praia do José Menino. Criado no Marapé, teve os primeiros contatos com a modalidade sobre uma prancha de madeirite. O contato com o mar seguiu e, em 1966, ele já se equilibrava em um modelo conhecido como "caixa de fósforo". As histórias de como Edinho começou a modalidade foram rememoradas na noite de sexta-feira (15), na abertura da exposição Wave Life, uma mostra contando a cultura e o legado do surfe no Brasil, no Praiamar Shopping, na Aparecida.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A mostra segue no local até o dia 31 deste mês. Quem for conferir a Wave Life vai encontrar modelos desde a década de 30 até a usada pelo campeão Ítalo Ferreira, uma "T. Patterson" modelo synthetic, desenvolvida no Brasil pela Silver Surf, quando ele se tornou o primeiro campeão olímpico na história da modalidade, em 2021, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Além dos modelos, estão programados bate papos com praticantes da modalidade e apresentação musical.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para todas as idades

Praticante da modalidade há oito anos, o prefeito Rogério Santos destacou que a Cidade é pioneira no esporte. "Eventos como esse se transformam em um ponto de encontro entre os surfistas. Santos é a cidade da cultura do surfe, temos tantos atletas de ponta, atletas em nossas escolas públicas da modalidade, tantas marcas. Eu sou a prova de que não há idade para começar a surfar. O surfe é uma modalidade que encanta tanto as crianças, como os jovens de 80, 90 anos".

 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 

Para o secretário de Esportes de Santos, Gelásio Fernandes, os pioneiros da modalidade sempre serão lembrados, não só em Santos. "Muitas pessoas que conhecemos tiveram uma prancha de surfe. Isso está enraizado em Santos. Ficamos felizes em ver exposições como esta porque ajudam a fortalecer a modalidade. Temos cerca de 500 atletas nas escolas públicas de surfe. Esta é uma festa do esporte e do surfe".

Idealizador da primeira escola pública de surfe no Brasil, o coordenador da Escola Radical de Surfe (Posto 2, na Pompeia) e da Escola de Surfe Adaptado (que funciona no Posto 3, Gonzaga), o santista Cisco Araña é o curador da exposição. Ele afirmou que a Wave Life serve para reverenciar os adeptos da modalidade. "É bom para reconhecer de onde partimos até chegar a este momento do surfe, que gerou muitos títulos para Santos, e apresentou marcas da modalidade para outros locais. Em Santos temos famílias praticando a modalidade".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter