X

INFRAESTRUTURA

Obras no Aeroporto de Guarujá já podem iniciar nas próximas semanas

Prefeitura deve formalizar a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras da primeira fase na próxima terça (27)

Luana Fernandes

Publicado em 24/02/2024 às 08:49

Atualizado em 24/02/2024 às 09:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Intervenções no Aeroporto de Guarujá devem iniciar na primeira quinzena de março / Divulgação/PMG

A assinatura da Ordem de Serviço para início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá deve ser formalizada na próxima terça-feira (27) pela Prefeitura de Guarujá. A solenidade deve acontecer às 10h, no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho. O prefeito Válter Suman deve aproveitar a oportunidade para apresentar o cronograma de intervenções, em conjunto com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Após articulações do prefeito em Brasília, uma portaria foi assinada nesta sexta-feira (23) juntamente com o Comando da Aeronáutica (Comaer) e Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Era o que faltava para que a Ordem de Serviço fosse lançada, já que a Base Aérea é uma área militar. O dispositivo determina as diretrizes do zoneamento do local, segregando as atividades civis e militares.

A portaria, assinada pelo chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, já consta do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, mantido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Vistoria técnica

Num segundo momento, após a formalização da Ordem de Serviço pelo Município, Suman receberá o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho, para uma vistoria técnica na Base Aérea, em Vicente de Carvalho, onde os trabalhos serão desenvolvidos. A data ainda será definida entre Ministério e Prefeitura.

O prefeito esteve na capital federal na última quinta-feira (22), acompanhado de Adilson e da secretária municipal de Planejamento, Polliana Iamonti. "É a concretização de um sonho de quase um século, essencial para fomentar um novo ciclo de desenvolvimento não só para Guarujá, mas toda a Baixada Santista e o Estado de São Paulo", afirma o prefeito Válter Suman.

Intervenções começam em março

As obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem e devem se iniciar na primeira quinzena de março. Estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço no Aeroporto.

O projeto global do Aeroporto contempla um total de quatro fases. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções LTDA, homologada vencedora no último dia 2 de dezembro. A empresa atendeu todas as exigências do edital e custeará as intervenções necessárias, orçadas em R$ 19 milhões, investimento do Governo Federal. 

Terminal de passageiros

Após a execução dos serviços, conclui-se a primeira fase e, na sequência, começará a implantação do terminal de passageiros, o que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, estima a conclusão da primeira fase de obras no segundo semestre deste ano. "O prazo de execução dessa etapa é de aproximadamente seis meses. Enquanto isso, o projeto do terminal de passageiros, segunda fase das obras, segue em curso", pontuou o secretário.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter