X

Guarujá

Aeroporto deve ter 1ª fase de obras entregue até o fim do 1º semestre

Ordem de serviço para o início das obras do Aeroporto de Guarujá, em Vicente de Carvalho, deve ser assinada ainda neste mês

Da Reportagem

Publicado em 06/01/2024 às 09:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Primeiramente, o Comando da Aeronáutica deverá autorizar a obra, pois a base é uma unidade militar / Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá deve assinar, ainda em janeiro, a ordem de serviço para o início da primeira fase das obras do Aeroporto Civil Metropolitano, na Base Aérea, em Vicente de Carvalho. O processo, no entanto, acontecerá em etapas. Primeiramente, o Comando da Aeronáutica deverá autorizar a obra, pois a base é uma unidade militar. A emissão da ordem de serviço deverá ocorrer em solenidade que contará com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá também integra as conquistas dos 70 anos do distrito de Vicente de Carvalho. O empreendimento terá sua primeira fase de obras entregue até o fim do primeiro semestre de 2024. No último dia 2 de dezembro, a Prefeitura de Guarujá homologou a empresa vencedora do certame licitatório.

Com isso, o grupo especializado será responsável pela elaboração do projeto executivo e as obras da primeira fase da reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, intervenções nas pistas de táxi A, B e C, faixa de pista e sistema de drenagem e implantação de cerca operacional, barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço no Aeroporto. 

O prazo de execução dessa etapa é de aproximadamente seis meses, após a emissão da ordem de serviço pelo Governo Federal, com investimentos de R$ 21,3 milhões. Posteriormente, será lançando um novo edital para obras do terminal de passageiros, o que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices). O projeto terá quatro fases.


Marlene Silva Rubido sonha em ver o Aeroporto funcionando - Divulgação/PMG

Sonho da população local

Para Marlene Silva Rubido, um dos maiores sonhos agora é ver o funcionamento do Aeroporto Civil Metropolitano, na Base Aérea, em Vicente de Carvalho. Pela primeira vez, ele nunca esteve tão perto de alçar voos. "Amo muito Vicente de Carvalho e Guarujá, pois aqui vivo e tenho grandes amigos. Espero que os investimentos em boas políticas públicas continuem na saúde, educação, habitação, segurança pública e todas as áreas cruciais para o nosso desenvolvimento", comemora.

Dois anos antes da criação do Distrito, em 1951, quem nascia no saudoso Itapema era a professora Marlene Silva Rubido. A educadora veio ao mundo pelas mãos de Ana Fernandes de Freitas, mais conhecida como Ana Parteira, responsável por ajudar a trazer ao mundo milhares de guarujaenses. 

Com 72 anos de idade, atualmente Marlene é uma dos milhares de moradores de Vicente de Carvalho. No mesmo local, ela foi criada, formou-se, atuou profissionalmente, casou com o químico e jornalista Luís Miguel Rubido Casás, teve dois filhos, uma neta e é uma cidadã participativa. 

Durante sua trajetória, lecionar sempre foi uma das maiores paixões. Não à toa, já na adolescência, ministrava aulas de piano e reforço em casa, até se graduar em Pedagogia e Biologia. 

Ao todo, por 26 anos, ela contribuiu para a educação de crianças e jovens da rede municipal e estadual. "Teria trabalhado mais, não fosse uns problemas de saúde. Mas adoro o voluntariado e coordeno, junto à minha comadre, o Grupo 'Renascer de Amor Exigente', que atua em prol da reabilitação de dependentes de álcool e outras drogas", destaca.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Jornalista Antero Greco, da ESPN, morre aos 67 anos

Apresentador do SportCentter faleceu em decorrência de um tumor cerebral.

Cotidiano

Movimento antimanicomial fará manifestação nesta sexta-feira, em Santos

Ela visa destacar a importância da luta pelo cuidado em liberdade, uma causa que remonta ao fechamento da Casa de "Saúde" Anchieta no final dos anos 80

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter