X

Esportes

Santos FC mantém jogadores da base em locais sem alvará de funcionamento

Hoje, o Peixe mantém jovens de 13 a 20 anos em dois alojamentos, um na Vila Belmiro, e outro na Rua Tiradentes

Glauco Braga

Publicado em 14/02/2019 às 17:53

Atualizado em 14/02/2019 às 18:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Casa Meninos da Vila não possui AVCB / Divulgação/Santos FC

O Santos Futebol Clube sempre  foi conhecido como um revelador de talentos, jogadores que foram formados nas categorias de base do time e que fazem sucesso mundo afora. Os exemplos mais recentes são Diego, Robinho, Alex, Paulo Almeida, Rafael, Neymar, Felipe Anderson, Adriano, Ganso entre outros.  Hoje, o Peixe  mantém jovens de 13 a 20 anos em dois alojamentos, um na Vila Belmiro, e outro na Rua Tiradentes. A Reportagem do Diário do Litoral fez uma pesquisa no site do Corpo de Bombeiros e constatou que nenhum dos dois locais possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), justamente o documento que o CT Ninho do Urubu, do Flamengo, não possuía e que um incêndio vitimou dez jovens das categorias menores do Rubro-Negro. Se não tem AVCB, o Alvinegro não pode ter alvará de funcionamento da Prefeitura de Santos.

De acordo com a Prefeitura, o CT Meninos da Vila e o CT Rei Pelé também não possuem AVCB. A Administração aguarda esses documentos para liberação do alvará.

O AVCB  é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo  certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio (É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.), previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.

Na Vila Belmiro, ficam adolescentes das categorias sub13, sub-15 e sub-17.Os dormitórios são no  primeiro andar, com quatro a seis garotos por quarto e banheiro coletivo. No endereço da Vila Belmiro, não consta nenhum AVCB. No alojamento do sub-20, na Rua Tiradentes, número 8, onde ficam os atletas mais velhos não consta o AVCB no na pesquisa feita no site do Corpo de Bombeiros. São dois pavimentos. O piso superior conta com dois quartos, suíte e banheiro. O inferior tem uma sala e um quarto. Já na área externa foram construídos quatro quartos e um vestiário.

Santos FC

O clube disse que tem em média 36 atletas por Categoria, mas seu número absoluto varia dia a dia. A maioria dos atletas é morador de Santos e da Baixada Santista, não necessitando de alojamento por parte do Clube. Ainda assim, o atleta que por ventura necessite de alojamento, fica instalado no próprio estádio Urbano Caldeira (categorias Sub-15 e Sub-17) ou na Casa Meninos da Vila (Sub-20), imóvel próprio localizado no bairro da Vila Belmiro mantido pelo Clube em atenção às nossas promessas. Não há alojamento no CT Meninos da Vila.

O alojamento da Vila Belmiro consta do projeto técnico de prevenção e combate a incêndios do estádio, devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros, com seu Auto de Vistoria (AVCB) válido até 31 de novembro de 2019. As instalações são de alvenaria, e contam com sistemas de detecção e combate a incêndios (detector de fumaça, alarme de incêndio, rede de hidrantes, iluminação de emergência, sinalização dos equipamentos e de rota de fuga, e CMAR – Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento).

A Casa Meninos da Vila encontra-se em processo de regularização junto ao Corpo de Bombeiros, conforme protocolo de CLCB de número 037346-9/2019, aguardando vistoria final pelo Corpo de Bombeiros, para a emissão do competente Auto de Vistoria (AVCB). As instalações são de alvenaria, e contam com sistemas apropriados de acordo com a categoria de ocupação (extintores portáteis, iluminação de emergência, sinalização dos equipamentos e de rotas de fuga, e CMAR – Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento).

Prefeitura

A Prefeitura informou que o processo de emissão dos alvarás anuais depende da apresentação da renovação de diversos documentos. A Prefeitura realiza fiscalizações anualmente (de janeiro a março) em clubes, alojamentos e demais estabelecimentos comerciais, inclusive solicitando a apresentação do AVCB expedido pelo Corpo de Bombeiros. No momento, a Prefeitura está na fase de execução de fiscalizações e intimações. Caso algum estabelecimento não apresente as documentações exigidas para a emissão do alvará, estará sujeito à pena de encerramento de suas atividades.

Informou ainda que a Casa Meninos da Vila não é um “alojamento”. Trata-se de um imóvel residencial alugado pelo clube para moradia dos atletas. Por precaução, a Prefeitura está realizando fiscalizações para atestar a segurança e as condições de higiene do local.  

Confira as situações:

CT Meninos da Vila

O processo para emissão do alvará definitivo está em andamento. A Prefeitura já realizou vistoria de obras e vistoria da Vigilância Sanitária. Para a emissão do alvará definitivo, o clube precisa apresentar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) válido para 2019. O local não possui alojamento.

CT Rei Pelé   

O processo do alvará já está autorizado. Para emissão da renovação do alvará para 2019 é necessária a apresentação do AVCB válido para 2019.      

Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro)

Possui AVCB e alvará definitivo para 2019.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter