X

HISTÓRIAS DA BOLA

Gol mais bonito de Pelé não foi filmado por causa de um SPFC x Ferroviária

Pelé marcou seu gol mais bonito contra o Juventus; a única câmera para o futebol da TV Record, porém, foi usada para filmar um jogo do tricolor

Bruno Hoffmann

Publicado em 16/08/2022 às 09:46

Atualizado em 16/08/2022 às 09:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pelé / Agência Brasil

Juventus e Santos estavam em campo no estádio da Rua Javari, em 2 de agosto de 1959, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. No fim do segundo tempo, o santista Dorval cruzou a bola rasteira para Pelé na estrada da área. O craque começou uma coleção de chapéus: um em Homero, outro em Clóvis, outro mais em Julinho e, por fim, um no goleiro Mão-de-Onça, para estufar as redes em uma cabeçada forte. “Foi o gol mais bonito da minha carreira”, garante o Rei.

Pouco tempo antes, a torcida juventina estava pegando no pé do jogador de 19 anos, que, apesar da vitória parcial do Santos por 3 a 0, estava em uma atuação apagada. Foi quando Pelé virou-se para a torcida e fez com a mão um sinal de “aguardem”. Nessa hora, o massagista Elias Pássaro, do Juventus, sentenciou do banco de reservas: “Se preparem. O Pelé 'tá armando alguma pra cima de nós”. Três minutos depois sairia o gol. Os mooquenses o aplaudiram, boquiabertos, por longos cinco minutos.

Não há nenhum registro em vídeo do feito histórico. A TV Record tinha apenas uma câmera para eventos futebolísticos. Como o dono da Record, Paulo Machado de Carvalho, era são-paulino, a emissora preferiu filmar a partida entre São Paulo e Ferroviária, realizada no estádio do Pacaembu, no mesmo dia.

Em 2004, o gol não filmado foi reconstituído por meio de computador para o documentário Pelé Eterno, de Anibal Massaini Neto. Mas, para sempre, o melhor registro será a visão das 10 mil pessoas que superlotaram o pequeno estádio naquela tarde de inverno na zona leste de São Paulo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Atenção motoristas! Santos terá novo semáforo no Gonzaga à partir desta sexta (26)

De acordo com a CET-Santos, a medida visa colocar mais segurança para as pessoas que circulam pelo local

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter