X

HISTÓRIAS DA BOLA

Gol mais bonito de Pelé não foi filmado por causa de um SPFC x Ferroviária

Pelé marcou seu gol mais bonito contra o Juventus; a única câmera para o futebol da TV Record, porém, foi usada para filmar um jogo do tricolor

Bruno Hoffmann

Publicado em 16/08/2022 às 09:46

Atualizado em 16/08/2022 às 09:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pelé / Agência Brasil

Juventus e Santos estavam em campo no estádio da Rua Javari, em 2 de agosto de 1959, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. No fim do segundo tempo, o santista Dorval cruzou a bola rasteira para Pelé na estrada da área. O craque começou uma coleção de chapéus: um em Homero, outro em Clóvis, outro mais em Julinho e, por fim, um no goleiro Mão-de-Onça, para estufar as redes em uma cabeçada forte. “Foi o gol mais bonito da minha carreira”, garante o Rei.

Pouco tempo antes, a torcida juventina estava pegando no pé do jogador de 19 anos, que, apesar da vitória parcial do Santos por 3 a 0, estava em uma atuação apagada. Foi quando Pelé virou-se para a torcida e fez com a mão um sinal de “aguardem”. Nessa hora, o massagista Elias Pássaro, do Juventus, sentenciou do banco de reservas: “Se preparem. O Pelé 'tá armando alguma pra cima de nós”. Três minutos depois sairia o gol. Os mooquenses o aplaudiram, boquiabertos, por longos cinco minutos.

Não há nenhum registro em vídeo do feito histórico. A TV Record tinha apenas uma câmera para eventos futebolísticos. Como o dono da Record, Paulo Machado de Carvalho, era são-paulino, a emissora preferiu filmar a partida entre São Paulo e Ferroviária, realizada no estádio do Pacaembu, no mesmo dia.

Em 2004, o gol não filmado foi reconstituído por meio de computador para o documentário Pelé Eterno, de Anibal Massaini Neto. Mas, para sempre, o melhor registro será a visão das 10 mil pessoas que superlotaram o pequeno estádio naquela tarde de inverno na zona leste de São Paulo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Madonna se junta a famosos e doa R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul

Whindersson Nunes e Anitta também estão ajudando famílias vítimas de desastre no Sul; influenciadores de todo o País seguem ajudando

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter