X

Esportes

Felipe Massa testará Williams pela primeira vez em 30 de janeiro

rotagonista na Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990, a Williams não conseguiu manter o alto nível nos últimos anos e não consegue vencer desde 2012

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/01/2014 às 16:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Williams anunciou nesta segunda-feira a programação da equipe para o primeiro período de testes da pré-temporada da Fórmula 1, marcado para o circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, e definiu que o finlandês Valtteri Bottas será o primeiro dos seus pilotos a guiar o carro desenvolvido para o campeonato de 2014.

Bottas vai pilotar o FW38 nos dois primeiros dias dos testes no circuito espanhol, em 28 e 29 de janeiro. Já o brasileiro Felipe Massa, recém-contratado pela Williams, assumirá o carro da sua nova equipe nos dois últimos dias de treinos em Jerez, em 30 e 31 de janeiro.

Protagonista na Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990, a Williams não conseguiu manter o alto nível nos últimos anos e não consegue vencer desde 2012, quando, de forma surpreendente, o venezuelano Pastor Maldonado triunfou no GP da Espanha. No ano passado, a equipe somou apenas cinco pontos e ficou em nono lugar no Mundial de Construtores.

Assim, Massa chega com o desafio de tornar a Williams, agora com motores Mercedes, novamente competitiva. A temporada 2014 será aberta em 16 de março, com a realização do GP da Austrália, no circuito de Melbourne, que receberá a primeira das 19 etapas do campeonato.

O brasileiro Felipe Massa testará a Williams pela primeira vez no dia 30 de janeiro (Foto: Divulgação/Williams)

Raikkonen

O finlandês Kimi Raikkonen, que neste ano irá iniciar a sua segunda passagem como piloto da Ferrari, acredita que o novo regulamento técnico da Fórmula 1 não terá grande efeito para os pilotos, como muitos estão prevendo que poderá acontecer.

Nesta temporada, a categoria máxima do automobilismo passará a contar com carros impulsionados por motores V6 turbo, de 1.6 litro, em substituição aos propulsores 2.4 litros aspirados. Os novos monopostos também serão mais dependentes dos sistemas de recuperação de energia, assim como tiveram a aerodinâmica revista e enfrentarão restrições no uso do combustível, entre outras coisas.

Ao projetar o que espera ver na Fórmula 1 a partir de agora, Raikkonen não acredita em mudanças radicais em relação ao ano passado, quando pilotou com sucesso pela Lotus. "Minha sensação é a de que não será tão diferente como as pessoas pensam, mas talvez eu esteja errado", afirmou o finlandês, em entrevista em vídeo reproduzida pelo site oficial da Ferrari.

As impressões iniciais de Raikkonen na pista com a Ferrari em 2014 acontecerão no final deste mês, quando ocorrerão os primeiros testes coletivos da Fórmula 1 no ano, em Jerez de la Frontera. Apostando que as mudanças técnicas não irão "afetar muito na condução dos carros", o finlandês destacou: "Temos novos botões e novas coisas a serem seguidas, mas vamos esperar e ver. Vai ser muito mais fácil dizer depois do primeiro teste"

Apesar do tom otimista, Raikkonen admitiu que espera por uma "longa e difícil temporada, especialmente com as novas regras". Ao mesmo tempo, ele enfatizou que só resta uma coisa à Ferrari: "Tentar vencer os campeonatos (de pilotos e construtores)".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter