X

Esportes

Em meio a turbulências extra-campo, Seleção volta a jogar pelas Eliminatórias

O maior interesse não está na partida contra i Paraguai, mas no ato que o grupo planeja realizar após o compromisso em Assunção

Folhapress

Publicado em 07/06/2021 às 19:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tite cumprimenta Neymar na vitória sobre o Equador; Seleção volta a campo nesta terça / LUCAS FIGUEIREDO/CBF

Denúncia de assédio moral e sexual, afastamento de presidente da CBF, governantes opinando sobre Tite e os rumos da Copa América no Brasil. Em meio ao noticiário que cerca o futebol brasileiro, haverá bola rolando nesta terça-feira (8).

A seleção brasileira enfrenta o Paraguai, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. A partida, que acontece às 21h30 (de Brasília), terá transmissão da Globo.

O Brasil, que vem de vitória por 2 a 0 sobre o Equador, lidera a disputa com 15 pontos (cinco vitórias em cinco partidas), seguido pela Argentina, que tem 11.

Nesta segunda-feira (7), os atletas e a comissão técnica da seleção decidiram que irão jogar a Copa América, ainda que haja insatisfação do grupo com relação à maneira como a CBF assumiu o torneio após as desistências de Colômbia e Argentina, as sedes originais da competição.

A possibilidade de boicote chegou a ser ventilada quando Rogério Caboclo ainda era o presidente da entidade. O dirigente, entretanto, foi afastado do cargo por 30 dias após ser acusado de assédio sexual por sua secretária.

Caboclo afirmou nesta segunda (7) que vai provar a sua inocência sobre a acusação de assédio sexual e moral feita por uma funcionária da entidade. Ele também disse que vai recuperar seu cargo na confederação. "Não posso falar nada sobre isso [acusação], porque tudo será tratado na minha defesa. Eu sou inocente. Tenho absoluta certeza de que vou provar isso. E não há dúvida nenhuma de que voltarei", declarou, em entrevista ao site da ESPN.

O cartola negou que tenha cogitado demitir o técnico Tite e afirmou que os atletas da seleção brasileira não chegaram a discutir um boicote à Copa América, que será realizada no Brasil de 13 de junho a 10 de julho. "Os jogadores nunca falaram em boicotar a Copa América, em nenhum momento isso aconteceu", disse o dirigente. "E nunca quis trocar o Tite, a comissão técnica. Nós estaremos todos juntos na Copa de 2022. E para vencer", emendou.

Desde a semana passada, no início da preparação para o primeiro jogo desta data Fifa, contra o Equador, também pelas Eliminatórias, os jogadores e Tite procuraram deixar a discussão da Copa América de lado, ao menos publicamente.

Tanto o técnico como o capitão, Casemiro, falaram que a posição do grupo é muito clara, mas evitaram externar quais os pontos fundamentais da discordância antes do confronto com os paraguaios.

O jogo desta terça-feira é a prioridade de atletas e comissão técnica neste momento, já que as Eliminatórias são o caminho para a próxima Copa do Mundo, em 2022, no Qatar.

O maior interesse, porém, não está na partida em si, mas no ato que o grupo planeja realizar após o compromisso em Assunção.

Jogadores e comissão estudam a publicação de um manifesto contrário à realização da Copa América. Embora assumam que jogarão o torneio, querem deixar claro e tornar público o descontentamento com a disputa.

"Para nós o vital é a nossa preparação, jogar bem. Estamos na Copa do Mundo. Eliminatórias já é um processo de Copa do Mundo, muitas vezes as pessoas não se dão conta disso. Para nós, nesse momento, isso não tem essa prioridade. Depois sim, reitero o que o Casemiro disse, há respeito e no nosso tempo vamos nos manifestar", afirmou Tite na entrevista coletiva desta segunda.

O técnico da seleção evitou falar sobre o afastamento de Rogério Caboclo da presidência da CBF.

"Sabemos a dimensão que tem, a gravidade do caso, temos consciência disso. Agora existe um Comitê de Ética da CBF que toma as devidas providências. Não é da nossa alçada", disse o treinador.

Com relação à equipe que bateu os equatorianos por 2 a 0 na última sexta-feira (4), Tite deverá promover uma mudança no ataque.

Titular em Porto Alegre, Gabigol treinou com o time reserva nesta segunda, e Gabriel Jesus trabalhou ao lado de Richarlison e Neymar entre os titulares.

Quem não foi a campo para a atividade foi o zagueiro Rodrigo Caio, que sentiu dores no joelho direito e trabalhou com os fisioterapeutas da seleção. O defensor do Flamengo seguirá sob tratamento e observação do departamento médico.

FICHA TÉCNICA
PARAGUAI X BRASIL

PARAGUAI - Silva; Rojas, Balbuena, Gustavo Gómez e Alderete; Giménez, Villasanti e Cardozo Lucena; Óscar Romero, Almirón e Ángel Romero. T.: Eduardo Berizzo

BRASIL - Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Gabriel Jesus, Neymar e Richarlison. T.: Tite

Estádio: Defensores del Chaco, Assunção (PAR)
Horário: 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (7)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Transmissão: TV Globo e SporTV

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

Cotidiano

Vai atravessar? Mau tempo e maré baixa elevam tempo de espera na balsa

As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter